quinta-feira, julho 31, 2008

Considerações sobre agricultura de um romano do ano 30 AC

Na revista DBO Agrotecnologia de junho/julho de 2008 (Edição nº 16) encontrei um artigo interessante, onde o Eng Agronômo Fernando Penteado Cardoso, mostra trechos interessantes do texto de Marcus Terentius Varro, estudioso romano que viveu por volta do ano 30 A C. Os textos foram encontrados no livro “Cato and Varro on Agriculture” traduzido por E. D. Hooper and H. B. Ash - Harvard University Press, 1999.

Estes trechos mostram como se pensava a agricultura 2.000 anos atrás. Escolhi apenas dois temas muito atuais, deixando os outros para serem vistos diretamente no site da DBO Agrotecnologia no formato pdf, clicando aqui.

Naquela época já se pensava em algo que muita gente aqui no Brasil em pleno século XXI não quer fazer: Integração Lavoura – Pecuária:

“A associação entre as duas [agricultura e pecuária] é muito íntima, considerando que, freqüentemente, é mais lucrativo para o proprietário da fazenda ministrar a forragem no mesmo local do que a vender, e considerando que o esterco está admiravelmente adaptado para as árvores frutíferas e que o gado fica especialmente apto a produzi-lo. O dono de uma fazenda deve ter conhecimento das duas áreas, agricultura e pecuária, e também da criação em confinamento”.

O outro tema é algo que infelizmente ainda não resolvemos plenamente no Brasil: Logística

“A fazenda torna-se mais lucrativa pela facilidade do transporte: se existem estradas pelas quais os carros possam facilmente ser conduzidos, ou existam rios navegáveis nas proximidades. Sabemos que o transporte é feito por esses dois sistemas tanto na direção das fazendas, como a partir delas”.

Nenhum comentário: