quarta-feira, julho 09, 2008

Ações do agronegócio recomendadas pela EXAME

Na edição de 07 de fevereiro deste ano, a Exame elencou em alguns setores as ações com maiores chances de ganho, segundo especialistas do mercado.

Para o setor de agronegócios foram selecionadas SLC Agrícola, Perdigão e Sadia. A análise encontra-se na sequência:

AGRONEGÓCIO

Mais vendas de alimentos para países emergentes
Empresas como Perdigão e Sadia beneficiam-se do maior consumo na Ásia

O forte aumento do consumo de alimentos em países emergentes continuará beneficiando as vendas da Perdigão e da Sadia neste ano. É essa a avaliação dos analistas ouvidos por EXAME. As empresas são as maiores produtoras de carne e frango do país e exportam boa parte dessas mercadorias para a Ásia e o Oriente Médio. Além disso, têm a vantagem de não depender das vendas de carne bovina para o exterior, que serão prejudicadas pelas barreiras impostas pela União Européia. A grande aposta dos analistas é a Perdigão, que em 2007 passou a Sadia e assumiu a liderança do mercado brasileiro de alimentos. "A empresa é bem administrada e tem um portfólio diversificado de produtos", diz Fabio Guimarães, analista de renda variável da gestora carioca Rio Bravo. Espera-se ainda que a Perdigão comece a exportar leite nos próximos meses depois de ter comprado a fabricante de laticínios Eleva no ano passado.

A Sadia também faz parte da lista de recomendações em razão da expectativa de que investirá pesado para retomar a liderança do mercado. No fim de 2007, a empresa inaugurou uma fábrica na Rússia -- sua primeira unidade no exterior --, o que deve favorecer as exportações. Outra indicação dos especialistas é a SLC, uma das maiores produtoras agrícolas do país, com plantações de algodão, soja, milho e café em cinco estados. A SLC vem lucrando com os altos preços das commodities agrícolas no mercado externo, não afetados pela crise internacional.

Apesar de também ser do Agronegócio, a Aracruz foi inserida no setor de commodities.

Nas figuras abaixo temos os dados referentes às expectativas das ações:
Com o objetivo de monitorar o desempenho destas ações e compará-las com algumas ações do setor, elaborei uma lista com 8 ações. As 6 primeiras foram retiradas da lista da maiors empresas do Agronegócio segundo ao Anuário Exame do Agronegócio 2008-2009 e as outras duas são do setor sucroalcooleiro (setor em expansão considerável com várias IPOS nos últimos tempos).

As ações escolhidas e suas respectivas siglas na Bovespa foram:
  • Souza Cruz (CRUZ3), JBS Friboi (JBSS3), Suzano (SUZB5), Klabin (KBLN4), Votorantim Celulose e Papel (VCPA4) e Marfrig (MRFG3) escolhidas entre as maiores e
  • São Martinho (SMTO3) e Cosan (CSAN3) do setor sucroalcooleiro.

Foram coletados os valores das ações e o Índice Bovespa em toda a sexta-feira durante o primeiro semestre. O valor da ação no dia 02 de janeiro foi considerado como o valor de referência igual a 100.

Para cada sexta-feira, foram calculadas as médias das 4 ações recomendadas pela Exame e das 8 ações escolhidas por mim.

No gráfico abaixo encontra-se a variação destas médias durante o período e nos mostra que o rendimento médio das ações foi superior à variação da Bovespa e que, excetuando-se o primeiro mês do ano, o portfólio da Exame obteve rendimento superior ao portfólio escolhido por mim.


No final do ano, voltaremos a analisar estes portfólios.

Nenhum comentário: