quarta-feira, julho 30, 2008

Aumenta consumo de café no Brasil

Outro dia fui surpreendido por um dado muito interessante sobre o consumo brasileiro de café. Eu tinha uma percepção de que o consumo interno crescia, nos últimos anos, de forma orgânica, ou seja, a baixas taxas de crescimento anuais. Acreditava também que estava ocorrendo uma alteração nos padrões de consumo com movimentos em direção ao café gourmet.

Entretanto, para minha surpresa, encontrei dados publicados na primeira edição da revista Terra Viva que sinalizam para algo na direção oposta ao que eu imaginava.

Os dados, disponíveis na figura abaixo, mostram que enquanto a população brasileira passou de 146 milhões em 1990 para 184 milhões em 2007, o consumo de café saltou de 8 milhões de toneladas para mais de 17 milhões no mesmo período. Portanto, o crescimento médio anual do consumo foi de 4,5% para um crescimento médio anual de 1,4% para a população. Isto nos mostra a diferença entre as taxas de crescimento.

Com relação ao consumo per capita, houve um aumento dos valores de 5,6 kg por ano por pessoa em 1990 para 9,6 em 2007, ou seja, um aumento de 66% no consumo per capita.


Nenhum comentário: