segunda-feira, julho 21, 2008

Aumento da produção mundial de grãos

A lei da oferta e da demanda mostra que ainda funciona. Foi só falar em aumento das commodities que já observamos aumento da produção agrícola. A notícia abaixo foi publicada hoje no Valor Econômico:

ALIMENTOS: FAO PREVÊ AUMENTO DE PRODUÇÃO

Relatório sobre a Produção Mundial de Cereais da FAO, agência da ONU para agricultura, prevê para este ano o recorde de 2,1 bilhões de toneladas, alta de 2,8%. O resultado é puxado pelo trigo, que teve o plantio expandido em todas as regiões produtoras. A produção de forrageiros deve superar a de 2007, mas ficará abaixo do estimado antes devido às enchentes nos EUA. Os preços internacionais devem continuar altos com a oferta apertada de milho, que pressiona as demais commodities agrícolas.

Na América do Sul, a colheita dos grãos forrageiros está sendo feita nesta época e a expectativa é de também safra recorde. No caso do trigo, as perspectivas não estão consolidadas na região - o plantio cresceu no Brasil, mas o tempo e as turbulências políticas devem levar à uma queda na Argentina. A produção brasileira de milho deve atingir o recorde de 40 milhões de toneladas, 10% mais que em 2008. Na Argentina, a colheita de milho deve cair em 1 milhão de toneladas, para 21 milhões de toneladas.

Nenhum comentário: