sexta-feira, julho 04, 2008

Gado no Brasil mais caro que nos EUA

A nota abaixo publicada no Blog Mundo Agro da Exame mostra este evento interessante e ajuda a explicar um pouco a postagem anterior:

O bife mais caro do mundo

O agronegócio brasileiro nunca foi muito bom de marketing. Mas o setor frigorífico conseguia convencer os importadores estrangeiros com um argumento bem simples: a carne brasileira era a mais barata do mundo. Bom, era mesmo. Agora, entre os países exportadores de carne bovina, o produto brasileiro se transformou no mais caro do planeta.

Isso porque a cotação do boi no Brasil superou a do animal nos Estados Unidos. De acordo com dados da JBS Friboi, nos pastos brasileiros, o quilo do boi em dólar passou de 1,75, em janeiro de 2007, para quase 3,50, em maio de 2008.

Nos Estados Unidos, o mesmo quilo da carne em maio era cotado a 3,25 dólares. Esse aumento da cotação do boi no Brasil é resultado de dois movimentos: a redução do rebanho bovino e a ampliação da capacidade de abate. O cenário criou uma disputa entre os frigoríficos pela matéria-prima. Para alguns empresários, esse preço do boi veio para ficar - o que deve mexer com a rentabilidade dos frigoríficos.

Antes, o baixo custo de aquisição do animal no Brasil garantia às empresas margens superiores a 15%. Agora, o novo patamar seria de cerca de 5%. Portanto, os tempos da picanha barata teriam ficado para trás

Nenhum comentário: