quarta-feira, julho 30, 2008

Açúcar de beterraba – alguns dados

Muito se fala sobre a quantidade de terras na produção de cana-de-açúcar no Brasil. A área atual encontra-se em torno de 7 milhões de hectares e para minha surpresa, encontrei em um relatório da F. O. Lichts de 12 de maio que tratava da estimativa de produção de açúcar de beterraba na Europa, a área destinada à produção de beterraba açucareira na Europa desde 2000.

Apesar da área total estar em queda, devido principalmente à queda dos subsídios, podemos observar no gráfico abaixo que, atualmente são utilizados cerca de 3,5 milhões de hectares para a beterraba. Isto nos mostra que, mesmo sendo menos eficiente do que a cana-de-açúcar, a beterraba açucareira ainda é matéria-prima de muito açúcar consumido na Europa.

Corroborando estes dados, encontrei também em outro relatório da F. O. Lichts de 14 de maio, dados sobre as 15 maiores empresas produtoras de açúcar no mundo. As empresas e suas respectivas produções estão mostradas no gráfico abaixo:

Neste gráfico podemos verificar que somente três empresas são brasileiras: Copersucar, COSAN e Santelisa Vale e uma quarta empresa a Tereos tem parte da produção obtida no Brasil através do Açúcar Guarani. Outro aspecto interessante é que as duas maiores empresas produzem açúcar apenas da beterraba.

Um comentário:

Anônimo disse...

that's really cute..wish i had one too.