A CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) orgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está fazendo levantamento do potencial instalado em cogeração de energia elétrica baseado na queima do bagaço de cana conforme podemos ver na notícia abaixo do Portal EnergiaHoje:
Dados oficiais de cogeração
A Conab, órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), está concluindo o levantamento que passará a ser divulgado todo ano juntamente com os resultados consolidados das safras de cana. Pela primeira vez o potencial real de cogeração de energia elétrica no setor sucroalcooleiro em nível nacional se tornará público nos próximos meses.
Serão informados os dados de geração de energia elétrica efetivamente comercializada e não-comercializada, segundo informou o técnico da Conab, Ângelo Bressan Filho. Ao longo do ano passado e início deste ano os técnicos da companhia visitaram todas as usinas de cana do país – 411 unidades - e vão repetir o procedimento periodicamente. Só em São Paulo foram pesquisadas diretamente 170 usinas, num total de 3.039 MW de capacidade instalada.
Desse total, somente 58 comercializam energia excedente. O estudo também informará qual o volume de energia que as instalações mais antigas deixam de produzir por contarem apernas com caldeiras de baixa pressão de 21 bar (A.C.S)
Nenhum comentário:
Postar um comentário