terça-feira, junho 08, 2010

Leite em pó tem relação com petróleo?

Em um artigo publicado na LeiteDPA de fevereiro de 2010 de autoria de Aline Ferro do CEPEA-ESALQ, ela estuda a correlação entre os preços do barril de petróleo e os preços do leite em pó.

Os principais produtores de leite são poucos e em 2008, segundo dados da FAO, cerca de 60% do total foi exportado por: EUA, União Européia, Austrália e Nova Zelândia. Por outro lado, os oito maiores compradores demandaram, também segundo dados da FAO de 2008, cerca de 43% do total comercializado mundialmente. Estes países são: Rússia, Venezuela, México, Argélia, China, Arábia Saudita, Estados Unidos e Indonésia, que são grandes produtores de petróleo, representando 51% do total.

A correlação obtida entre os preços do petróleo e os preços médios de exportação do leite no Oeste da Europa, dados obtidos pelo USDA, entre janeiro de 2003 e outubro de 2008, mostrou-se igual a 0,76. Os valores possíveis de correlação variam entre -1 e +1 e quanto mais próximo de +1, mais forte é a correlação entre as variáveis. Os dados podem ser visualizados no Gráfico 1:

Como grande parte das exportações brasileiras de leite destinam-se à países produtores de petróleo, podemos ver pelo Gráfico 2 que o volume total exportado possui correlação positiva com os preços de petróleo. Entre os anos de 2003 e 2009 a correlação foi de 0,625, mostrando esta relação significativa entre as variáveis. Podemos também verificar que em 2009 ocorreu uma queda significativa das exportações. Esta queda não ocorreu nos preços do petróleo e pode ter ocorrido por problemas de valorização cambial e também devido à queda no preço do petróleo. Os principais compradores: Venezuela, Angola e Argélia, eram responsáveis por 56% de nossas exportações em 2008 e com a crise em 2009 cairam para cerca de 40%.

Como existe um cenário positivo para os preços do petróleo em 2010 devido à demanda crescente sem consequente crescimento da produção, espera-se que este aumento do preço do barril acabe sendo transferido para o preço do leite e consequentemente uma maior remuneração ao produtor.

Nenhum comentário: