quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Falta de energia mata frangos em SP

Muito tempo atrás em minhas aulas de Ambiência Animal na FEAGRI - UNICAMP, ouvi falar de eventos que acabavam com populações inteiras em instalações para aves. Nestes eventos estavam chuvas fortes, trovoadas e calor excessivo.

Nesta semana, a falta de energia elétrica fez com que 20 mil frangos morressem de calor em Tatuí. Este ocorrido é um exemplo infeliz de péssimas condições de ambiência animal a ser utilizado nas próximas turmas do curso.

Abaixo segue notícia na íntegra sobre o trágico acontecimento que encontrei no AviSite:

Calor mata mais de 20 mil frangos em SP

São Paulo, SP, 4 de Fevereiro de 2010 - Uma granja do município de Tatuí, em São Paulo, perdeu mais de 20 mil frangos. Faltou energia na propriedade e as aves não resistiram ao calor.

O criador Valdemir Tezotto olhava e parecia não acreditar no que via. A imagem era mesmo desoladora. Mais de 20 mil frangos de corte, prontos para o abate, estavam mortos. As aves seriam entregues na sexta-feira.

Assim que percebeu que a luz foi cortada, Misael dos Santos, que toma conta da granja, ligou para a empresa responsável, que prometeu resolver o problema no máximo em uma hora. Fato que não ocorreu. Foram várias ligações. Todos os protocolos estão anotados.

A energia só foi restabelecida no início da noite. Era tarde demais para os mais de 20 mil frangos que ficaram sem ventiladores e nebulizadores. A água dos bebedouros, que vai por uma bomba elétrica, também secou.

Num aviário onde são criados 35 mil frangos não se pode descuidar da temperatura, principalmente em dias quentes. O ideal é que permaneça em torno de 24 a 28 graus, mas, com a falta de energia que durou mais de 4 horas, os termômetros registraram 37 graus.

“Demoraram mais de quatro horas para fazer uma ligação que em dois segundos se faz. Então, alguém vai ter que se responsabilizar por isso”, falou seu Valdemir.

A companhia de energia informou que atendeu o cliente dentro do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica. (Agrolink / Globo Rural)

Nenhum comentário: