quarta-feira, fevereiro 17, 2010

ETH e Brenco finalmente se unem

Depois de muita negociação, iniciada em outubro do ano passado, as duas empresas irão se juntar criando mais um gigante no setor para competir com Cosan, Dreyfus e Bunge, entre outros. Abaixo segue notícia da Agência Estado, postada no site da EXAME:

ETH e Brenco criarão maior produtora mundial de etanol
| 17.02.2010 | 18h55

São Paulo - A ETH Bioenergia, do Grupo Odebrecht, e a Companhia Brasileira de Energia Renovável (Brenco) vão formalizar amanhã um acordo para a criação de uma joint venture, que será a maior produtora de etanol de cana-de-açúcar do mundo. Os detalhes sobre a combinação dos ativos das duas companhias serão anunciados em entrevista à imprensa, prevista para as 15 horas, com a participação dos presidentes da ETH Bioenergia, José Carlos Grubisich, e da Brenco, Philippe Reichstul.

A ETH, controlada pela Odebrecht juntamente com a trading japonesa Sojitz, que possui 33% das ações, tem cinco usinas, três das quais entraram em operação em 2009. A Usina Rio Claro, em Goiás, a Usina Santa Luzia I, em Mato Grosso do Sul e a Conquista do Pontal, em São Paulo, iniciaram suas operações no segundo semestre de 2009 com capacidade de moagem de 3 milhões de toneladas de cana cada uma. A ETH também comprou duas outras usinas: a Eldorado e a Alcídia, que processam 2,1 milhões a 2,4 milhões de toneladas, respectivamente.

As usinas da ETH já estão operando. Já a Brenco ainda não tem usinas em operação. A expectativa é de que a primeira usina, a Morro Vermelho, em Goiás, inicie o processamento ainda este ano. A Usina de Alto Taquari, em Mato Grosso, poderá entrar em operação até o final deste ano, e as outras duas, Costa Rica, em Mato Grosso do Sul, e Água Emendada, em Goiás, apenas em 2011. Todas possuem capacidade de moagem de 3,8 milhões de toneladas de cana cada.

No início de outubro de 2009, a ETH Bionergia e a Brenco assinaram um memorando de entendimento para uma associação entre as duas empresas. Na ocasião, o presidente da Brenco, Reichstul, disse que quando concretizada, a operação deveria manter todos os atuais sócios das duas empresas. Juntas, as companhias produzirão 3 bilhões de litros de etanol por ano e 2.500 gigawatts-hora (GWh) por ano de energia elétrica a partir da biomassa

Nenhum comentário: