domingo, fevereiro 14, 2010

Até Bill Gates defende tecnologia na agricultura

A notícia abaixo, que encontrei no Notícias Agrícolas, resume bem o que vem acontecendo com a agricultura nos últimos tempos principalmente aqui no Brasil. O agronegócio (agricultura deixou de ser o termo) tem sido elevado como atividade essencial, panorama bem diferente da década de 1980. Senti isso na pele, ao escolher no final de 1985 o curso de Engenharia Agrícola. Meus colegas de escola não acreditava que iria estudar neste setor tão atrasado, ainda mais que em Campinas o must era informática,eletrônica e indústria química.

Porém o tempo passou e hoje até o Bill Gates defende novas tecnologias para aplicação na agricultura:

Bill Gates defende novas tecnologias na agricultura

Bill Gates, presidente da Microsoft e criador da Fundação Bill & Melinda Gates, escreveu sobre a importância de se obter tanto a produtividade agrícola quanto a sustentabilidade. A fundação assumiu um compromisso de US$ 1,4 bilhão com pequenos fazendeiros na luta pela redução da fome global, por meio de abordagens que incluem tecnologia na agricultura. “Ajudar fazendeiros pobres a aumentar a produtividade é um passo crucial na redução global da fome”, disse Gates.

O empresário afirmou que tem visto provas de que a ciência na agricultura tem feito a vida das pessoas melhorar. Ele aponta como exemplos avanços como o arroz indiano geneticamente modificado Swarna – sub 1, uma variedade que é capaz de sobreviver submersa na água por mais de duas semanas, ajudando fazendeiros que plantam em terras sujeitas a inundações.

Ainda de acordo com Bill Gates, a próxima “revolução verde” deve ajudar a alimentar bilhões de pessoas usando tecnologias modernas de uma forma sustentável. (Fonte: The Gates Notes)

Nenhum comentário: