Parece que o setor de carnes vai ficar ainda mais concentrado. Ontem foi anunciada a compra da Seara pela Marfrig e notícias indicam negociações entre o JBS-Friboi e Bertin. Parece que o JBS está na busca incessante por crescimento, pois ainda está de olho na Pilgrim's Pride no mercado americano. Seguem abaixo notícias sobre o tema:
Marfrig anuncia compra da Seara por US$ 900 milhões
14 de Setembro de 2009 22:02
SÃO PAULO (Reuters) - O frigorífico Marfrig fechou na noite desta segunda-feira um "acordo irrevogável" para a compra da Seara por 900 milhões de dólares, informou a empresa em fato relevante.
"O acordo está avaliado inicialmente em 706,2 milhões de dólares em moeda e 193,8 milhões de dólares em assunção de endividamento", afirmou o Marfrig em comunicado. "Os valores acima poderão sofrer ajustes durante o processo de diligência até o fechamento da operação."
O Marfrig espera concluir a transação de compra da Seara, atualmente controlada pela Cargill, no último trimestre deste ano, segundo o frigorífico.
A aquisição envolve, além da marca Seara, sete unidades industriais de aves; três plantas de industrializados e processados de valor adicionado; um terminal portuário privativo em Itajaí (SC); operações de distribuição e comercialização localizados no Reino Unido, Japão e Cingapura; nove fábricas de ração; e seis granjas de matrizes de aves.
"Os negócios no Brasil e no Exterior serão integrados às demais divisões do Grupo Marfrig que operam com produtos com base em aves, suínos e industrializados, com sinergias a serem exploradas com todas as demais divisões da Marfrig Alimentos", afirma a nota.
O frigorífico informou que realizou reserva de crédito de longo prazo de 1,3 bilhão de reais junto ao Bradesco como garantia da efetivação do negócio e afirmou também que o financiamento da aquisição poderá envolver aumento de capital do Marfrig por meio de oferta primária de ações.
Os papéis da empresa fecharam em alta de 1,34 por cento no pregão da Bovespa nesta segunda-feira, enquanto o Ibovespa finalizou a sessão em alta de 0,86 por cento, aos 58.867 pontos. (Eduardo Simões)
JBS-Friboi volta a negociar com a BertinO frigorífico brasileiro também trabalha pela aquisição da americana Pilgrim's Pride
14.09.2009 12h15
As negociações para a compra da Bertin pela JBS-Friboi, ambas gigantes da produção e exportação de carne bovina, voltaram a se intensificar nesses últimos dias, segundo a coluna Radar, da revista Veja. Procuradas, ambas as empresas optaram por não se pronunciar a respeito.
No entanto, a JBS-Friboi já havia anunciado o interesse em novas aquisições tanto no Brasil como no exterior, a fim de retomar seu crescimento. O frigorífico chegou a tentar negociar a compra da Bertin, no final do ano passado, mas as empresas não entraram em acordo.
Atualmente, a JBS-Friboi também negocia a aquisição da americana Pilgrim's Pride, maior empresa de frango dos EUA, por 2,5 bilhões de dólares. Se confirmada a transação, a Pilgrim's Pride sairia da concordata iniciada há noves meses e, ainda, faria concorrência com a Tyson Foods, a maior produtora de carnes dos EUA.
Consolidação no mercado de carnes
Assim como a JBR-Friboi, o frigorífico Marfrig, um dos maiores do país, também demonstrou interesse em uma possível fusão com a Bertin. O negócio não foi adiante porque o Bertin não estava disposto a abrir mão do controle da nova empresa.
O Marfrig então mudou de foco e agora negocia compra da processadora de carne suína e de frango Seara, segundo antecipou o Portal EXAME na última sexta-feira. Nas mãos da Cargill desde 2005, a Seara é hoje a segunda maior empresa de seu setor, atrás apenas da Brasil Foods, resultante da fusão entre as gigantes Sadia e Perdigão. O valor do negócio é estimado em 600 milhões de dólares.
Em junho, com o argumento de que faz parte da estratégia diversificar o portfólio, o Marfrig anunciou a compra dos ativos do segmento de perus da empresa Doux Frangosul por 65 milhões de reais.
Como tem uma dívida líquida que não é considerada baixa pelo mercado, o Marfrig poderá ter o apoio financeiro de um investidor para concluir a aquisição da Seara. Procuradas, Marfrig e Cargill, não comentaram.
O Marfrig teve uma receita líquida de 2,403 bilhões de reais no segundo trimestre de 2009 e projeta entre 10,5 bilhões de reais e 12 bilhões de reais para o ano inteiro. Com uma nova aquisição, a companhia deve ganhar força para concorrer com a Brasil Foods, resultado da união entre Sadia, e Perdigão, que dominará vários segmentos do mercado.
Às 12h15, os papéis ordinários da JBS-Friboi (JBSS3, com direito a voto) se valorizavam 0,89%, para 7,87 reais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário