sábado, setembro 26, 2009

Leite em baixa na Europa

Parece que os produtores europeus de leite não estão satisfeitos com a política para o produto. Abaixo segue uma notícia do Globo publicada no Notícias Agrícolas e uma postagem do Blog da Globo Rural sobre o tema onde eles distribuem leite em Paris e aplicam na lavoura na Bélgica como forma de valorizar o produto. As fotos são da AP e foram publicadas no Blog da Globo Rural.

Imagine se eles produzissem leite por estas bandas?????

Produtores distribuem leite de graça em Paris

De acordo com O Globo e agências internacionais, produtores franceses distribuíram leite de graça nesta terça-feira em Paris, em mais um protesto contra os preços baixos do produto. Em greve há mais de dez dias, os produtores pedem mudanças na regulação da União Europeia para evitar que os preços do leite continuem em queda.

Em toda a Europa produtores têm despejado leite nos campos nos últimos dias para protestar e tentar forçar uma alta no preço do produto.

Segundo informações da imprensa local, foram distribuídos ao todo 22 mil litros de leite, que chegaram de caminhão à Paris vindos da Normandia.

- Decidimos doar o leite para explicar à população nossos problemas, a razão de chegarmos até aqui e de os produtores estarem jogando o leite fora nos campos - disse o produtor Yves Sauvaget.

Nesta segunda-feira, o ministro da Agricultura, Bruno Le Maire, anunciou uma linha de empréstimos especial para os produtores de leite de 250 milhões de euros, com taxa de juros máxima de 3% ao ano. (Notícias Agrícolas)

Leite derramado
Por Mariana Caetano

Produtores de leite da Bélgica derramaram no campo cerca de 3 milhões de litros de leite nesta quarta-feira (16/09), em protesto contra os baixos preços do produto.

Ações semelhantes estão ocorrendo no restante da Europa, em países como França e Alemanha. Os pecuaristas bloquearam as entregas, mantiveram os estoques e vêm se desfazendo da produção como parte de uma campanha para tentar valorizar a bebida.

Depois de um pico de preços em 2007, a cotação do leite caiu para menos de 20 centavos de euro por litro (o equivalente a 0,53 centavos de real). De acordo com a maioria dos produtores, o valor ideal para cobrir os custos e gerar um pequeno lucro seria de 40 centavos de euro por litro. Os pecuaristas pedem ainda a criação de um instituto que regule a oferta e a demanda de leite no continente. (Blog da Globo Rural)
















PS: Para os que não entendem muito de máquinas agrícolas, estas máquinas são utilizadas para distribuir esterco nas lavouras...

Nenhum comentário: