sábado, setembro 26, 2009

Beterraba como complemento da cana-de-açúcar no Brasil

Interessante a notícia que saiu no Blog MundoAgro da Exame sobre testes iniciais com beterraba açúcareira na COSAN. Pode ser que esta cultura se adapte ao ciclo produtivo das usinas e seja um complemento à cana durante a entressafra. Segue texto na íntegra e após eles algumas fotos da beterraba:

Etanol de beterraba no Brasil

Por Fabiane Stefano 23/09/2009 - 23:50

Cosan, Dedini e Syngenta estão envolvidas num projeto inusitado: a produção de açúcar e etanol de beterraba. Comum na Europa, o cultivo da beterraba açucareira não existe no Brasil (a hortaliça que se planta no país é menor e tem teor mais baixo de sacarose). O projeto nasceu a partir da constatação de que as usinas brasileiras operam apenas durante dois terços do ano. Nos quatro meses restantes, quando ocorre a entressafra da cana, a usina fica parada - em geral, em manutenção. A ideia das três empresas é desenvolver uma cultura capaz de produzir açúcar e álcool justamente no intervelo da cana.

A Syngenta trouxe para o Brasil 23 variedades da planta. Apenas duas se adaptaram ao clima tropical e foram testadas em campo. Em 2008, a primeira colheita de beterraba açucareira somou 500 toneladas - o que permitiu que uma das usinas da Cosan no interior de São Paulo rodasse com a planta por três horas. No final do ano, cerca de 1 000 toneladas farão parte de um novo teste. Além de ocupar as usinas por mais tempo, a beterraba açúcareira é um tipo de cultura voltada para pequenas propriedades, o que seria uma alternativa de inclusão de pequenos agricultores no setor sucroalcooleiro.

Há mais de uma década a Syngenta pesquisa a versão tropicalizada da planta em diferentes regiões do planeta. Em 2008, o projeto recebeu um prêmio da Nações Unidas por incentivar a agricultura sustentável na área de bioenergia. A multinacional suíça já testou variedades da beterraba tropicalizada na Índia e na Colômbia. Nos experimentos brasileiros, enquanto a Syngenta se dedica à seleção das variedades, a Dedini adapta equipamentos à planta e a Cosan testa o processo produtivo.

O projeto é curioso sobretudo porque a produção do açúcar de beterraba na Europa só existe porque é bancada por generosos subsídios governamentais. Aqui, a ideia é que a beterraba seja também uma alternativa de rotação dos canaviais - em geral, soja e amendoim assumem esse papel. Será que no país da cana existe espaço para a beterraba açúcareira?


Nenhum comentário: