sábado, maio 31, 2008

O impacto da genética no Agronegócio

Em matéria de capa da edição 919 da Exame (atualmente nas bancas) com o título Seu DNA vale bilhões, apresenta-se a importância da genética em alguns negócios.

Dentro da matéria temos alguns números interessantes sobre esta influência em algumas indústrias. No setor de Agronegócio temos o setor de Alimentos Industrializados e da Biotecnologia Agrícola. Abaixo seguem estes números:

Alimentos Industrializados

Tamanho do setor: 1,5 Trilhão de dólares

Impacto:
Descobertas sobre como a dieta influencia o funcionamento dos genes levaram ao desenvolvimento de uma nova área de pesquisas para as grandes indústrias de alimentos: a nutrigenômica.

O que as empresas estão fazendo:
A Nestlé, por exemplo, pesquisa a relação entre genes e a percepção de sabor. O objetivo é criar produtos para atender à variação de paladar entre os consumidores.

Biotecnologia Agrícola

Tamanho do setor: 7 bilhões de dólares

Impacto: Os produtos agrícolas geneticamente modificados já são comuns nos principais produtores de grãos do mundo (Estados Unidos, China, Brasil, Argentina e Índia). A área destinada ao cultivo desses produtos cresceu 12% no ano passado e chegou a 114 milhões de hectares.

O que as empresas estão fazendo: As pesquisas mais recentes buscam alterar o mínimo da estrutura genética original para diminuir a rejeição dos consumidores. É o caso do feijão resistente a vírus desenvolvido pela Embrapa.

Nenhum comentário: