segunda-feira, maio 26, 2008

Hillary mostra seu lado protecionista

A pré-candidata Hillary Clinton mostrou seu lado protecionista em um episódio ocorrido recentemente e descrito na nota abaixo publicada no Blog Mundo Agro da Exame:

Hillary contra o Friboi

O senso comum diz que democratas costumam ser mais protecionistas do que republicanos. Certo? A senadora Hillary Clinton, na disputa pela vaga democrata à Casa Branca, acabou de reforçar esse estigma. Na semana passada, a candidata afirmou no estado de Dakota do Sul que era contra a aquisição da Smithfield Foods pela brasileira JBS-Friboi.

E disse que, se fosse presidente, aproveitaria as brechas da legislação agrícola para vetar a venda para a empresa brasileira, que depois de comprar a Swift nos Estados Unidos, se transformou na maior exportadora de carne do mundo.

Hillary é contra a consolidação porque os Estados Unidos estão perdendo espaço no mercado global de carnes. Desde 2003, as exportações de carne dos EUA despencaram.

O ex-ministro da Agricultura Marcus Vinícius Pratini de Moraes, agora presidente do comitê de estratégia global do Friboi, diz: "Pelo jeito, estamos incomodando bastante".

Nenhum comentário: