terça-feira, abril 08, 2008

Turbulências na Bolsa adia IPO da Santelisa Vale

O atual panorama instável no mercado de ações fez com que a Santelisa adiasse seu IPO para 2009. A notícia abaixo publicado no Agência Estado semana passada:

SANTELISA VALE ADIA ABERTURA DE CAPITAL PARA 2009

A turbulência global e a crise no mercado de capitais de risco obrigaram o Grupo Santelisa Vale, segunda maior companhia sucroalcooleira do País, a adiar para 2009 abertura do capital e a negociação de suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), previstas para este ano. "O IPO (sigla em inglês para oferta pública inicial de ações) só vai ocorrer no ano que vem em virtude do conturbado mercado de capitais e das crises nas bolsas", disse o empresário Luiz Biagi, acionista e membro do conselho da companhia.

Nascido no ano passado, após a fusão da Companhia Açucareira Vale do Rosário e da Companhia Energética Santa Elias, o Grupo Santelisa Vale tem cinco usinas em São Paulo, que devem processar 18 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2008/2009. O volume é 8% maior que as cerca de 16,6 milhões de toneladas moídas em 2007/2008. A produção de açúcar deve atingir 25 milhões de sacas de 50 quilos, ou 1,25 milhão de toneladas; e a de álcool deve chegar a 770 milhões de litros. Também devem ser co-gerados 420 mil megawatt-hora (MWh) de energia elétrica no ano, a partir do bagaço da cana, que é suficiente para abastecer uma cidade de 1 milhão de habitantes.

A Santelisa Vale projeta ainda investimentos de R$ 2,2 bilhões para os próximos anos, com a implementação de quatro unidades, em parceria, por meio da Companhia Nacional de Açúcar e Álcool (CNAA), e com fundos de investimentos internacionais.

Nenhum comentário: