sexta-feira, abril 25, 2008

Diesel de Etanol? A cana fornecendo mais um combustível

Depois do álcool combustível e da bioeletricidade através da cogeração a partir da queima do bagaço, está em desenvolvimento segundo nota da UNICA publicada no BrasilAgro o diesel da cana.

A cana-de-açúcar que já é cana-de-etanol e cana-de-eletricidade tem mais um passo em desenvolvimento. A partir de 2010, será a cana-de-diesel.

A Amyris, empresa americana especializada em desenvolvimento de biocombustíveis, e a Crystalsev, uma das maiores comercializadoras de etanol do Brasil e associada à UNICA, anunciaram nesta quarta-feira (23/04/08) planos para comercializar diesel, combustível de aviação e gasolina fabricados a partir da cana.

A previsão é de que em 2010 seja lançado o primeiro produto: um diesel renovável para motores que já estão sendo usados hoje. Segundo as empresas, as pesquisas indicam que o diesel de cana terá escala comercial mais rápida e econômica do que os biocombustíveis já disponíveis no mercado, com uma redução de 80% nas emissões em comparação com o diesel de petróleo.

"A tecnologia inovadora se baseia na conversão de açúcares por bactérias em hidrocarbonetos", explica Alfred Szwarc, consultor de emissões e meio ambiente da UNICA. "O processo está em fase de desenvolvimento e o combustível resultante poderá ser uma alternativa renovável para o óleo diesel, contribuindo desta forma para a sustentabilidade energética e ambiental dos sistemas de transporte".

A joint venture Amyris-Crystalsev trabalhará com produtores brasileiros de etanol para expandir a base de produção do diesel renovável. A Amyris terá participação majoritária na joint venture e a Crystalsev entrará com sua expertise na comercialização.

A Santelisa Vale, segunda maior produtora de etanol e açúcar do Brasil, acionista majoritária da Crystalsev e associada à UNICA, destinará dois milhões de toneladas de cana-de-açúcar para o projeto e adotará a nova tecnologia na sua principal planta, a usina Santa Elisa.

O Grupo Santelisa Vale também oferecerá a experiência técnica e industrial para acelerar o desenvolvimento e produzir o combustível da Amyris em escala comercial. A Amyris-Crystalsev planeja envolver outros produtores de cana no empreendimento.

“Essa é uma parceria histórica para a indústria mundial de combustíveis. Ao garantir um fornecimento significativo de matéria-prima e colaborar com nossos renomados parceiros mundiais, Crystalsev e Santelisa Vale, podemos agora levar a nossa tecnologia, que é pioneira, do laboratório para produção em larga escala, abastecendo as necessidades do emergente mercado mundial de combustíveis renováveis”, disse o CEO da Amyris, John Melo.

O novo tipo de combustível renovável deverá funcionar nos motores atualmente utilizados em automóveis e aviões sem causar perdas em relação ao desempenho, oferecendo redução significativa de emissões.

“Com o acesso a essa tecnologia, os produtores de etanol terão uma oportunidade única para expandir seus portfólios de negócios e criar novas frentes de crescimento, com um produto necessário ao nosso País e ao mundo, oferecendo importantes benefícios ambientais. Estamos muito satisfeitos pela parceria com a Amyris e poder trazer essa promissora tecnologia ao Brasil”, afirmou o CEO da Crystalsev, Rui Lacerda Ferraz.

Como parte do processo de produção em escala, a joint venture abrirá um centro de pesquisa e desenvolvimento, em junho, no Technopark, em Campinas, região conhecida por ser um pólo de inovação e pela sua localização estratégica, entre São Paulo e o principal centro sucroalcooleiro brasileiro, Ribeirão Preto. O mesmo local hospedará uma instalação piloto que deve começar a funcionar no início de 2009.

Nenhum comentário: