quinta-feira, abril 24, 2008

Batata: salvadora do mundo. Novamente!!!

Em artigo publicado em inglês pelo site FoodNavigator.com, a batata é descrita como a solução para o problema do aumento dos preços dos alimentos.

Ela seria um substituto dos cereais, atualmente em grande alta de preços. Na verdade isto não seria novidade, visto que na Idade Média, a batata salvou a Europa da fome.

Abaixo segue a tradução do artigo que originalmente encontra-se aqui:

As batatas são vistas como a “comida do futuro”
Por Dominique Patton

08-Abril-2008 - As batatas e seus derivados, estão crescendo em importância conforme aumentam os preços dos cereais.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) da ONU está promovendo atualmente o tubérculo como uma cultura mais eficiente, que pode melhorar a segurança alimentar nos países em desenvolvimento. Cerca de 80% da colheita da batata pode ser usada para o consumo humano, significativamente mais do que em cereais como o milho e trigo.

Os agricultores também podem produzir uma quantia muito maior na mesma quantidade de terra do que em cereais, e em menos tempo, disse NeBambi Lutaladio, responsável por tubérculos da FAO.

“A eficiência na utilização da água e do solo é superior”, disse ao FoodNavigator.com. “Você pode produzir 20 toneladas por hectare em 50 dias. Na mesma área seria possível produzir apenas 10 toneladas de cereais após um maior período de tempo.”

É esperada forte demanda para novos ingredientes baseados em batata por parte dos produtores de alimentos, que atualmente enfrentam aumento dos custos de matérias-primas, segundo fontes da indústria.

”Dado o aumento significativo nos custos das matérias-primas lácteas, as pessoas estão procurando alternativas. Esperamos significativo crescimento para as proteínas de batata,”disse Frank Goovaerts, diretor da Solanic, uma nova empresa criada para comercializar proteína de batata para a indústria de alimentos.

Os preços dos grãos têm atingido recordes nos últimos meses, acompanhando as pobres colheitas que comprometeram os já baixos estoques globais graças ao aumento do consumo na Ásia.

Algumas iniciativas têm sido tomadas para encorajar os consumidores a trocarem os alimentos baseados em cereais por produtos a base de batata. No Peru, o governo está incentivando as pessoas a comer pão feito de farinha de batata para tentar reduzir as caras importações de trigo e manter baixa a inflação nos alimentos.

A FAO também está organizando uma série de eventos e conferências para o Ano Internacional da Batata para ampliar o conhecimento sobre a cultura. Deseja juntar cientistas para compartilhar descobertas em variedades mais produtivas e como usar o tubérculo em alimentos processados.

A produção de batata está crescendo mais rapidamente do que a de grãos, em particular em paises em desenvolvimento. A produção global alcançou um recorde de 320 milhões de toneladas em 2007, com os países em desenvolvimento representando mais da metade da produção mundial comparado à um terço em 1990.

Na China, o maior produtor mundial de batatas, responsável por 72 milhões de toneladas ano passado, os especialistas em agricultura disseram que a batata tornará-se a principal cultura em grande parte das terras agrícolas. Em 2020, a taxa anual média de crescimento da batata será de 2,7%, prevê a FAO, comparada com 1,8% do milho, 1,5% para o trigo e 1,3% para o arroz.

Os usuários dos ingredientes baseados em batata ainda enfrentam desafios. A batata é fácil de cultivar, tornando-a uma cultura valiosa para milhões de agricultores do mundo em desenvolvimento, mais também ainda é altamente intensiva em mão-de-obra. As batatas requerem uma média de 25 horas de trabalho por hectare contra 8 horas para os cereais.

Porta-voz da produtora de amido Avebe disse que os amidos tanto de cereais quanto de batata tem tornado-se mais caros. “Os preços crescentes dos cereais tem nos forçado a aumentar o preço da batata de forma a manter os fazendeiros interessados em produzir batata,” disse ao FoodNavigator.com.

Entretanto os preços da batata não têm crescido na mesma proporção que os preços dos cereais, disse Goovaerts. A companhia também está trabalhando no desenvolvimento de ingredientes derivados da batata de maior valor como, por exemplo, enzimas.

Nenhum comentário: