Segundo nota publicada no Blog Mundo Agro do Portal Exame, apesar dos bons resultados deste anos, a crise, segundo analistas, fará com que o saldo da balança comercial do agronegócio recue para valores de 2006. Na sequência nota na íntegra que também pode ser encontrada no blog clicando aqui:
Um recuo de três anos
O Ministério da Agricultura acabou de divulgar os dados de exportação do agronegócio brasileiro. Os números mostram que, nos primeiros 11 meses de 2008, as vendas externas somaram 67 bilhões de dólares, um crescimento de quase 27% em relação ao mesmo período de 2007.
O saldo comercial da balança comercial do campo também avançou - passou de 45,9 bilhões de dólares para 56,1 bilhões de dólares (também no mesmo período de onze meses). As notícias são muito boas, mas infelizmente os dados não são capazes de mudar o futuro. As projeções para 2009 apontam uma forte redução, decorrente da crise mundial.
A RC Consultores estima que o saldo comercial do agronegócio deve fechar em quase 39 bilhões de dólares no ano que vem, uma queda de 27%. Uma ressalva: as projeções da RC costumam ser menores porque não consideram as exportações de alguns setores ligados ao agronegócio, como o de papel e celulose, por exemplo. De qualquer forma, se a projeção da consultoria se confirmar, o saldo brasileiro voltará quase ao nível de 2006 - ano em o superávit comercial do agronegócio chegou a 35,3 bilhões de dólares. Esse recuo de três anos deixará conseqüências.
A expansão da produção agropecuária deverá ser bem mais complicada na safra seguinte, 2009/2010. O volume menor de dólares entrando no Brasil também irá exercer uma pressão de alta na cotação da moeda americana por aqui. Resultado: o país inteiro pagará a conta.
Por Fabiane Rodrigues Stefano
Nenhum comentário:
Postar um comentário