Em nota publicada no Valor, verificamos o ínicios dos testes por parte da JAL de biocombustíves em sua frota comercial:
Japan Airlines anuncia vôo teste com biocombustível
A companhia aérea Japan Airlines informou hoje que planeja realizar, antes de março de 2009, o primeiro vôo comercial da Ásia utilizando biocombustível no avião.
A iniciativa é parte da política internacional de redução de emissões de CO2 pelas empresas do setor aéreo. O teste será realizado em um Boeing 747 equipado com reatores da norte-americana Pratt & Whitney, sendo um deles alimentado com uma mescla de biocombustíveis de vegetais não-comestíveis.
A empresa japonesa será a primeira asiática e a quarta do mundo a realizar esse tipo de teste, já feito por Virgin Atlantic (Inglaterra), Air New Zealand (Nova Zelândia) e Continental Airlines (EUA). "Acredito que nós podemos promover o desenvolvimento dos biocombustíveis e contribuir para o encaminhamento do seu uso prático", disse o presidente da Japan Airlines, Haruka Nishimatsu, durante conferência em Tóquio.
O preço crescente do barril de petróleo vem colocando uma importante pressão de custos sobre as companhias aéreas. "É problemático depender de combustíveis derivados do petróleo também em termos de sustentabilidade", completou o executivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário