quarta-feira, março 17, 2010

Visão de um americano das perdas na soja

Às vezes é interessante obter uma visão de fora do nosso país. Encontrei no site da DTN Progressive Farmer um blog chamado South America Calling. Neste blog Kieran Gartlan, correspondente no América do Sul, escreve sobre o setor de grãos. Na semana passada escreveu um artigo em inglês intitulado "Brazil Leaves Over 100 Mln Bushels Of Beans In the Field" onde comenta sobre a colheita no MT. Resolvi traduzir para o português e converter de bushels para toneladas porque achei ilustrativo:

Brasil deixa mais de 2,7 milhões de toneladas de soja no campo

Esta safra de soja, talvez uma safra recorde, poderia ter sido ainda maior se os agricultores brasileiros utilizavassem equipamentos melhores, ou aprendessem a regular melhor sua colhedora.

De acordo com um estudo recente realizado pela Embrapa, cerca de 55 kg de soja são perdidos por hectare nos campos, devido à utilização de colhedoras velhas ou mal reguladas.

Isso equivale a mais de 2,7 milhões de toneladas de grãos. Dada uma estimativa de safra para este ano de 66,7 milhões de toneladas, divulgada pelo Ministério da Agricultura nesta semana, poderiam ter alcançado perto de 70 milhões caso os agricultores aprendessem a regular melhor suas colhedoras.

Segundo a Embrapa, mais de 80 por cento das perdas são devido ao fraco desempenho da plataforma de corte, ou velocidade inadequada da colhedora com relação à velocidade de rotação da plataforma.

Idealmente, plataforma deve estar o mais próximo possível do chão possível, enquanto que a velocidade da colhedora deve estar sincronizada com a velocidade de rotação da plataforma.

Assim como as perdas no campo, estima-se que o Brasil perde mais de 200 mil toneladas de soja devido às estradas ruins e as perdas de grãos nos caminhões a caminho do porto.

Nenhum comentário: