Parece que vai faltar vinhos sul-americanos no Brasil. Primeiro foi a queda na oferta dos vinhos chilenos por causa do terremoto, fato comentado no post "Má notícia aos apreciadores dos vinhos chilenos" e agora um post do Blog Primeiro Lugar da Exame de Marcelo Onaga parece que, se as autoridades brasileiras repetirem o procedimento europeu, também vai faltar vinho argentino por aqui.
Vinhos argentinos proibidos na Europa
Os vinhos argentinos, que vêm fazendo tanto sucesso no Brasil nos últimos anos, entraram em uma lista negra na Europa. Autoridades alemãs encontraram, após análises, a presença de um fungicida em dez vinhos argentinos de diversas regiões do país. Mais de 100 000 garrafas foram retiradas do mercado, mas o dano à imagem dos produtos argentinos deve afetar todo o estoque que existe na região.
Além disso, os vinhos argentinos que têm o mercado europeu como destino estão embargados e não poderão ser liberados. A contaminação ocorreu no fim do ano passado. O fungicida é um produto tóxuico que foi usado na limpeza de diversas vinícolas argentinas.
No Brasil ainda não houve nenhuma sanção aos vinhos do país vizinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário