Na edição atual da Revista Exame (nº 955) foram apresentados na Seção Grandes Números, alguns números retirados do Censo Agropecuário 1996-2006 publicado recentemente. Estes números referem-se ao aumento das produtividades do milho, soja e pecuária bovina e também do aumento da quantidade de mata nas propriedades rurais. Os números encontram-se na figura abaixo:
Com relação à produtividade dos grãos, podemos verificar que ocorreu um aumento idêntico da produtividade do milho e soja no período entre 1970 e 2006. Este aumento foi de incríveis 201%. Entretanto, quando olhamos somente a última década, 1996 a 2006 verifica-se um aumento de 14% para a soja e 50% para o milho. Ao olharmos as produtividades americanas, podemos especular que existe ainda potencial para o milho, enquanto que a soja irá crescer menos daqui para a frente.Com relação a pecuária, a lotação dos pastos deve um aumento de 112% no período de 1970 a 2006 e de 25% na última década. Acredito que também existe potencial e necessidade de aumento desta lotação, visto que será crescente a demanda por áreas agrícolas, obrigando a melhoria da eficiência nas pastagens.
Para finalizar, para minha surpresa, os dados de aumento da área de mata nas propriedades rurais aumentou 70% no período de 1970 a 2006, porém na última década o aumento foi muito tímido, cerca de 4%. Vamos esperar todo o desenrolar da novela do Código Florestal para ver para qual lado isso vai.
Porém ao analisarmos somente os números absolutos, podemos verificar que existem cerca de 100 milhões de hectares com matas em propriedades rurais, ou seja, praticamente a área ocupada no país inteiro com pastagens ou mais de 12 vezes a área ocupada com cana-de-açúcar,
Nenhum comentário:
Postar um comentário