sábado, junho 27, 2009

Vale entra na produção de biocombustíveis

A Vale vai produzir biodiesel a partir de palma para consumo próprio em suas locomotivas. A notícia abaixo é do Portal Exame e foi publicada no dia 24 passado:

Vale investe em biodiesel para consumo próprio
Companhia anuncia projeto no Norte para abastecer suas operações

A Vale anunciou nesta quarta-feira (24) um projeto para produção de biodiesel que abastecerá as operações da companhia na região Norte do país a partir de 2014. A matéria-prima utilizada para a produção do biodiesel será o óleo de palma - num consórcio entre Vale e a Biopalma da Amazônia S.A.

A participação da Vale no consórcio - que tem como meta produção anual de 500 mil toneladas de óleo de palma - é de 41%. A parcela será empregada para abastecer a planta de biodiesel de propriedade da companhia, que terá capacidade estimada em 160 mil toneladas de biodiesel por ano. O investimento total será de 610,3 milhões de reais, dos quais 80 milhões de reais serão aplicados em 2009.

"Nossa produção de biodiesel será destinada a auto-consumo, previsto no uso do combustível B20 (20% de biodiesel e 80% de diesel comum) para abastecer nossa frota de locomotivas da Estrada de Ferro Carajás e máquinas e equipamentos de grande porte das minas de Carajás, no estado do Pará. Com esta iniciativa, a Vale se antecipará à regulamentação que prevê o uso de B20 em 2020", anotou a Vale em comunicado.

"Este projeto está em linha com a estratégia da Vale de diversificação e otimização de sua matriz energética através da maior utilização de carvão térmico, combustíveis renováveis e gás natural."

Às 11h13, as ações preferenciais da Vale (VALE5) subiam 0,86%, negociadas a 30,45 reais. No mesmo instante, o Ibovespa subia 1,32%, aos 50.469 pontos.

Nenhum comentário: