segunda-feira, junho 29, 2009

Ranking das usinas

A UNICA (União da Indústria de Cana-de-açúcar publicou semana retrasada o ranking de produção da safra 08/09 conforme notícia abaixo publicada no site da entidade. Na sequência temos a tabela das 20 maiores usinas e alguns comentários sobre a evolução da produção das 5 maiores:

Site da UNICA divulga ranking de produção da safra 2008/09

O ranking de produção na safra 2008/09 das unidades da região centro-sul do Brasil já está na área de Estatísticas do site da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), no item Dados e Cotações. Na safra passada, as usinas São Martinho, Da Barra e Equipav, todas do Estado de São Paulo, ocuparam os três primeiros lugares em moagem de cana-de-açúcar. Os dados são compilados pela equipe técnica da UNICA, com base em informações de produção enviadas quinzenalmente à entidade por usinas da região centro-sul. “As 30 novas unidades que entraram em operação na safra 2008/2009 já foram incluídas neste novo ranking de produção”, informou o assessor econômico da UNICA, Luciano Rodrigues.

A área de estatísticas do site da UNICA conta também com dados da produção de cana-de-açúcar, etanol e açúcar do Brasil, a circular mensal do Conselho dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo (Consecana), o histórico dos preços mensais do Açúcar Total Recuperável (ATR), preços do etanol anidro e hidratado pagos ao produtor no Estado de São Paulo, o preço do hidratado para o consumidor em cada estado brasileiro, dados sobre as exportações realizadas pelo setor, além de histórico das vendas de automóveis e comerciais leves por tipo de combustível no Brasil.

Parte dos dados e cotações disponibilizados no site da UNICA em português também podem ser acessados no site da entidade em inglês.

Para mais informações, clique aqui. (Fonte: UNICA)

Análise dos Dados

Ao ver o ranking resolvi verificar o comportamento das 5 primeiras colocadas nas quatro últimas safras e os valores de produção e da posição no ranking encontram-se abaixo. O que impressiona é que a São Martinho aumento cerca de 12% nas últimas safras, a Colorado 34% e a Equipav quase dobrou sua capacidade (aumento de 97%). Este aumento de moagem fez com que ela passasse do 17º lugar para o terceiro.



Nenhum comentário: