domingo, setembro 05, 2010

Petrodólares de olho no açúcar brasileiro

Após a investida dos indianos da Shree Renuka Sugars que resultou na compra da Vale do Ivaí e Equipav, parece que o fundo soberano do Catar está de olho em usinas por aqui. A notícia abaixo do Reuters Sun que encontrei no Food Crisis and the Global Land Grab em inglês e traduzi, comenta isso. Vamos esperar para ver:

Hassad Food tem planos de comprar projeto de açúcar no Brasil

Hassad Food, de propriedade do fundo soberano do Catar, tem planos de adquirir um projeto de açúcar no Brasil, com capacidade para produzir 25 milhões de toneladas por ano, segundo agência de notícia do Qatar agência de notícias disse.

O Catar, como outros países do Golfo, importa a maioria das suas necessidades de alimentos, e garantir o fornecimento de alimentos no futuro é visto como prioridade pelo governo.

A aquisição no Brasil é prevista para ocorrer em dois meses, disse Nasser Al-Hajri, presidente da Hassad à CNT, sem dar mais detalhes do projeto.

Cerca de 70 por cento do açúcar está prevista para ser enviado para o Catar para uso doméstico, enquanto os restantes 30 por cento serão utilizados para produzir bio-combustíveis, segundo QNA.

Nenhum comentário: