domingo, agosto 29, 2010

Nova praga na soja

Os artigos abaixo do Jornal do Comércio disponibilizado no Notícias Agrícolas e do Blog South America Calling (traduzido por mim), mostram a importância da pesquisa agrícola em todas suas áreas: do melhoramento genético às máquinas agrícolas. Parece que a natureza é expert em produzir novas pragas às culturas estabelecidas. Mãos à obra, doutores fitopatologistas....

Soja Louca é novo desafio para a pesquisa agrícola

Um novo distúrbio da soja, identificado em lavouras do Mato Grosso, Pará e Tocantins, está desafiando os pesquisadores brasileiros. Batizada de Soja Louca, justamente pela dificuldade de identificar suas causas, a anomalia tem provocado perdas significativas nestes estados. "Houve casos de produtores com 300 hectares de soja, que tiveram que lavrar tudo e plantar milho, pois perderam toda a oleaginosa", disse o fitopatologista da Embrapa Soja Maurício Meyer.

A principal suspeita dos pesquisadores é de que a moléstia, que impede que a soja mature, seja causada por um ácaro encontrado na palha sobre a qual as lavouras, em regime de plantio direto, são cultivadas. Os cientistas apontam que entre as principais características do distúrbio, identificado pela primeira vez em 1996, está a perda de qualidade das vagens, que permanecem verdes até apodrecerem. Entre os sintomas ocorre um afilamento das folhas do topo das plantas e o engrossamento das nervuras. As folhas apresentam uma tonalidade mais escura em relação às sadias. As hastes exibem deformações e engrossamento dos nós. As vagens também apresentam deformações, redução do número de grãos e apodrecimento de grãos. Plantas com problemas registram alto índice de abortamento de flores e vagens. Esse sintoma é mais intenso na parte superior das plantas, diminuindo em relação à base, o que impede o processo natural de maturação, fazendo com que a planta permaneça verde no campo.

Mesmo sem registros no Rio Grande do Sul, por se tratar de uma anomalia de climas mais quentes, a orientação das cooperativas é de que os produtores fiquem atentos a modificações nas lavouras. "Ainda não identificamos a doença, mas não descartamos a possibilidade, por isso devemos ficar atentos", disse o diretor agrotécnico da Cotrijuí, Mário Jung. O especialista diz que, ao contrário do que ocorreu com a Ferrugem da Soja, que é "transportada" pelo vento, é mais difícil o deslocamento da Soja Louca até o Estado, se efetivamente se confirmar se tratar de uma praga. "Precisaria ser transportada junto com alguma planta, já que com as sementes é mais difícil", disse.

Sem um diagnóstico conclusivo, os cientistas ainda não têm uma fórmula para combater o problema e por isso apostam na prevenção. Conforme o professor da Esalq/USP Durval Dourado Neto, outras causas da doença podem ser o estresse causado por fatores ambientais ou biológicos, hormônios relacionados à inibição ou crescimento da planta. "É preciso observar as fases de desenvolvimento da planta e suas relações com o ambiente", disse o professor.

Os estudos em lavouras de soja do Mato Grosso descartaram que o problema fosse ocasionado por doenças, percevejos, fitoxicidade ou deficiências nutricionais. "Colocamos o ácaro na planta sadia e ela manifestou a doença", disse Meyer. No entanto, o professor Aníbal Ramadan Oliveira, da Universidade Estadual de Santa Cruz, na Bahia, afirma que não é esperado que os ácaros sejam os agentes causais da Soja Louca. Segundo ele, há relatos raros e bastante antigos de que os ácaros causem danos a culturas agrícolas. "Isso mostra que se houver correlação com a Soja Louca II será uma descoberta científica completamente inovadora." Para Oliveira, é necessária uma intensificação dos estudos para constatação quanto a onde, quando e em que condições os ácaros poderiam estar se alimentando da planta de soja e, de alguma forma, contribuindo para a manifestação da Soja Louca.

Doença da Soja Louca perturba agricultores no Brasil

Enquanto que a ferrugem asiática tem sido a maior ameaça à produção brasileira de soja nos últimos anos, os agricultores podem agora ter um nova doença para enfrentar.

A última anomalia, conhecida como doença da Soja Louca, causou perdas de até 40% em algumas áreas do pais, principalmente nos estados de Mato Grosso, Tocantins e Goiás.

A nova doença, cuja origem ainda é desconhecida, evita a maturação da soja com as plantas permanecendo verdes até que elas eventualmente caiam no solo.

Outros sintomas incluem um afinamento das folhas superiores e deformação dos talos. As folhas também tem uma cor mais escura quando comparada com as plantas saudáveis bem como vagens deformadas com poucos grãos.

Pesquisadores ainda tem que encontrar a cura para esta doença, ainda que eles não estejam seguros do que a causa. Os principais suspeitos no momento são os ácaros encontrados na resteva onde a soja é plantada no sistema de cultivo mínimo.

Algo positivo comparado à ferrugem asiática é que a doença não é facilmente transmitida. É mais presente em condições quentes e requer contato físico com as plantas infectadas para transmissão.

A ferrugem asiática, por outro lado, por ser conduzida por centenas de quilômetros por esporos infectados viajando pelo ar, tornando mais difícil seu controle.

Nenhum comentário: