Li na edição de outubro da Dinheiro Rural a reportagem intitulada "É só bagaço...." que fala sobre a situação atual de nossa citricultura onde prevalece a queda de braço entre a indústria de suco congelado e os produtores de laranja agravada pela queda de cerca de 17% no consumo mundial de suco entre 2001 e 2008 (ver gráfico abaixo)
Apesar dos esforços da Associação Nacional do Exportadores de Sucos Cítricos em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação (APEX) parece que o mercado externo não parece muito promissor. Analisando o cenário econômico atual parece que a solução deste problema está na frente de todos: o mercado interno.
O que vem salvando a economia em todos os setores durante a atual crise econômica mundial é o mercado interno. Mercado que nunca foi muito considerado pela indústria. Porque não desenvolver ações de marketing para estimular o consumo de suco congelado aqui, passando, é lógico, por uma precificação adequada do produto, algo que nunca aconteceu.
Ao terminar este post, encontrei no Financial Times duas notícias de sexta-feira passada que comentam sobre o aumento dos preços futuros do suco de laranja devido à queda da produção na Flórida e consequentemente escassez da commodity.
As notícias originais em inglês podem ser acessadas clicando-se nos links: Juice jumps on Florida production fears e Futures rise on citrus scarcity
Nenhum comentário:
Postar um comentário