sábado, julho 04, 2009

Análise das principais commodities - 2º Trimestre

Continuando a análise iniciada no post "Análise das principais commodities - 1º Trimestre" realizada a partir da tomada diária das cotações dos 5 mais importantes setores do agronegócio brasileiro. Com base nestes valores foram criados um índice para cada setor: Sucro, Soja, Boi, Café e Milho e um índice que leva em conta todos os índices anteriores que foi chamado de Índice Composto.

A determinação de cada índice e do Índice Composto encontra-se detalhada no post do 1º trimestre.

Os resultados para os índices encontram-se no gráfico abaixo:

Neste gráfico podemos observar que tanto a soja quanto o açúcar tiveram crescimento substancial no período, puxando para cima o Índice Composto devido ao grande peso destas commodities. O café e milho tiveram crescimento na mesma época porém seguida de uma baixa durante todo o mês de junho. As cotações do boi mantiveram-se constantes durante todo o período.

Visando entender um pouco melhor cada commodity seguem abaixo os gráficos com os valores médios mensal para cada cotação das cinco commodities:

Na soja, ambas cotações (CBOT e BM&F) tiveram crescimento a partir de abril e o mesmo comportamento se observa com relação ao milho. Com relação ao café, os mercados de NY e SP tiveram crescimento, porém com grande queda no mercado de Londres.

Na outra commodity com crescimento no período, setor sucroalcooleiro, podemos verificar que nos mercados em bolsa: NY, Londres e BM&F o açúcar teve crescimento expressivo em todos os meses, porém nas cotações locais avaliadas pelo CEPEA, açúcar cristal e álcool, ocorreu queda ou manutenção. Os valores para o álcool ainda estão muito baixos comparados aos valores iniciais.

Para finalizar, podemos verificar que tanto as cotações de boi gordo quanto de bezerro mantiveram-se constantes no período.

Fica como conclusão final, que apesar da crise internacional, alguns preços de commodities estão crescendo principalmente o açúcar e soja.

Nenhum comentário: