domingo, julho 05, 2009

Diplomatas para ajudar o agronegócio

No site MundoAgro da Exame encontrei a notícia abaixo que trata da preparação de diplomatas para dar suporte às demandas comerciais internacionais do agronegócio brasileiro. Sempre é bemvinda a entrada de novas "forças" para os embates que existem neste mundo cada vez mais protegido.

Diplomatas no campo

Na próxima semana, começa o primeiro treinamento de diplomatas brasileiros em temas do agronegócio. Promovido pelo Ministério da Agricultura em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o programa levará profissionais que ocupam postos estratégicos em países da África, Américas, Europa, Ásia e Oriente Médio para conhecer propriedades rurais e agroindústrias, como frigoríficos, laticínios e usinas de etanol. Em duas semanas, os diplomatas passarão por municípios de Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Paraná. A ideia do Ministério da Agricultura é que esses profissionais ajudem a solucionar problemas burocráticos que o Brasil enfrenta no comércio exterior.

A iniciativa - obviamente louvável - é uma reivindicação antiga do setor rural. Associações e empresários que lidam com as embaixadas brasileiras diziam que era assustadora a falta de conhecimento da chancelaria em relação ao agronegócio nacional. Só para se ter uma idéia os diplomatas brasileiros que estavam envolvidos nas disputadas do açúcar e do algodão na Organização Mundial do Comércio foram orientados por advogados americanos e europeus (pagos pelas respectivas associações de produtores) que conheciam os meandros da legislação internacional. Se o pelotão da diplomacia brasileira não tem conhecimento sobre o agronegócio nacional (e são eles que tocam o dia a dia das embaixadas), quem irá defender a produção agrícola brasileira na batalha do comércio global?

Um comentário:

Unknown disse...

Com certeza, isto representa o inicio na busca da luz ao final do tunel, Parabens! ampliar este leque aos consultores de Comercio Exterior, acredito que possam agregar e dar suporte a esta proposta, face as experiencias internacionais destes profissionais do comercio internacional. Vamos seguir em frente......