sábado, julho 04, 2009

Ações do Agronegócio - Análise do 2º Trimestre

Dando continuidade à análise iniciada em "Ações do Agronegócio - Análise do 1º Trimestre" segue abaixo a análise do segundo trimestre iniciado em abril.

Com relação às bolsas analisadas (Bovespa e NYSE) podemos verificar na figura abaixo que o desempenho da Bovespa continuou positivo chegando a ultrapassar o nível de 140 ficando nesta região no final do período. Devemos lembrar que no início do trimestre, ela encontrava-se em 110. Isso mostra o crescimento espantoso deste trimestre. Já não podemos observar isso na NYSE onde apesar da recuperação, com valor em abril de 90, o crescimento foi pequeno e ainda o valor não atingiu o valor inicial de 100.

Até em virtude da grande ascenção do IBovespa, podemos verificar que as ações recomendadas pela Exame (IExameAgro) apesar da boa recuperação, não conseguiu retornar ao valor relativo do início do ano. As demais ações escolhidas do agronegócio brasileiro (IAgroBovespa) tiveram um desempenho parecido ao IExameAgro porém devido ao seu maior valor inicial em abril, cerca de 10 pontos superior, manteve um desempenho melhor, ou seja, como conclusão podemos dizer que o crescimento da Bovespa foi aproveitado pelos dois conjuntos de ações de maneira muito parecida. No mercado de NY, o índice oscilou entre 95 e 105 não mostrando nenhuma tendência. O gráfico abaixo mostra estes comportamentos:
Ao analisarmos individualmente as ações da Bovespa (gráfico abaixo), podemos verificar que as ações componentes do IExameAgro tiveram todas um desempenho muito parecido com relações aos valores médios enquanto que no IAgroBovespa apareceram algumas estrelas: Marfrig e São Martinho que mostraram excelentes desempenhos:
Enquanto isso em Wall Street, apenas duas ações (International Paper e ConAgra) tiveram resultados melhores que 120, ficando as demais em valores muito próximos ao Dow Jones, conforme mostrado na figura abaixo:
Como conclusão final do estudo para o primeiro semestre fica que investir no agronegócio brasileiro é muito melhor que no agronegócio americano.

Nenhum comentário: