sábado, julho 18, 2009

Quais frutas são genuinamente brasileiras?

Encontrei no site da revista Mundo Estranho, uma nota sobre as frutas brasileiras e o interessante é que apesar de algumas serem amplamente cultivadas por aqui, são nativas de outras regiões.

Que frutas são originais do Brasil?

por Luís Joly

Estima-se que existam pelo menos 312 frutas tipicamente brasileiras. E isso porque muitas frutas tidas como "a cara do Brasil", como a banana e a laranja, não são naturais de terras brasileiras. "Mas, apesar do número impressionante, apenas seis frutas brasileiras são cultivadas comercialmente em grande escala", diz o engenheiro agrônomo Harri Lorenzi, co-autor do livro Frutas Brasileiras Exóticas e Cultivadas (confira quais são as seis frutas aqui ao lado). A lista de frutas brasileiras não comerciais tem nomes que você provavelmente nunca ouviu falar, como banana-de-macaco, marôlo, araticum-cagão, taperebá, cariota-de-espinho, pau-alazão, marajá e fruta-de-ema, entre outras. Algumas dessas frutas exóticas são registradas fora do Brasil, o que não anula a originalidade verde-amarela, mas deixa o país de fora de eventuais ganhos monetários relacionados ao comércio da fruta. Há ainda as frutas extintas, como o oiti-da-baía, umas das favoritas do imperador dom Pedro II, que hoje não existe mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

segundo a revista superinteressantek de janeiro de 93, encontrável na web, o coco da bahia não é brasileiro,mas sim trazido das ilhas de Pacífico, de onde é nativo.