sexta-feira, junho 29, 2007

Bioeletricidade: Um novo modelo de negócio

Foi anunciado ontem um novo modelo de negócio envolvendo a geração de energia elétrica a partir de biomassa de cana-de-açúcar. No modelo tradicional, a usina gera vapor com o bagaço que aciona geradores elétricos e o vapor de menor pressão é enviado ao processo. Esta energia é utilizada pela usina e vendida pela própria usina.

Neste modelo, uma empresa faz a geração e venda da energia a partir do bagaço da usina e engrega vapor para o processo. No modelo novo, a empresa entende do mercado de energia elétrica melhor do que a usina e com isso consegue melhores resultados:

SUEZ CONSTRUIRÁ CENTRAL ENERGÉTICA MOVIDA À BIOMASSA DE CANA-DE-AÇÚCAR EM SÃO PAULO

O grupo francês de energia Suez construirá no Brasil uma nova central alimentada com biomassa (bagaço) da cana-de-açúcar, anunciou nesta quarta-feira sua filial Suez Energy International em um comunicado.

Esta central de co-geração (produção de eletricidade e vapor a partir de um só combustível) será construída em São João da Boa Vista, em São Paulo, e a produção começará em 1o de janeiro de 2010.

O investimento chega a 155 milhões de reais (60 milhões de euros) e será financiado em 70% pelo BNDES.

Com uma capacidade instalada de 70 megawatts (MW), a central será construída em parceria com um grupo agroindustrial local, Dedini Açúcar e Álcool, e consumirá 47 MW de eletricidade, assim como o vapor produzido.

A Tractebel Energia, empresa brasileira de produção da Suez Energy International é proprietária de 63% do projeto, e o restante está nas mãos da Dedini Açúcar e Álcool.

A energia produzida pela central já foi vendida pela Tractebel Energia durante um primeiro leilão de energia alternativa organizado no Brasil em meados de junho.

A Tractebel Energia, uma das principais fornecedoras de eletricidade do mercado brasileiro, já explora 13 centrais elétricas que representam 6.870 MW de capacidade instalada (Udop, Agência AFP, 27/6/07)

Nenhum comentário: