domingo, maio 13, 2007

Segundo ambientalistas, a produção de etanol de milho é poluente

Em um artigo publicado no Commodity News for Tomorrow da CBOT é discutido a poluição ambiental causada pelas refinarias de etanol de milho nos EUA.

Segundo o artigo, apesar do etanol substituir a gasolina e todos os problemas ambientais causados pelo petróleo, também emitem toneladas de poluentes incluindo óxido nitroso. Estes poluentes irão aumentar em 1% os níveis de poluição em muitas áreas segundo a Agência de Proteção Ambiental (EPA).

Um estudo recente da Universidade Stanford concluiu que mais de 200 pessoas irão morrer por ano devido à problemas relacionados ao ozônio, componente da poluição, se todos os veículos americanos consumirem etanol em mistura com a gasolina em 2020.

Porém críticos do estudo, como membros do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais (NRDC) e da Associação de Combustíveis Renováveis (RFA) dizem que o etanol é melhor que a gasolina tradcional sobre todos os aspectos. E segundo Brian Jennnings, vice-presidente da American Coalition for Ethanol diz que áreas que tem histórico de utilização de mistura de 10% de etanol têm obtido melhoras na qualidade do ar.

Devemos analisar com muito cuidado o que é escrito e publicado pois existem interesses enormes por trás deste negócio.

Nenhum comentário: