quarta-feira, maio 02, 2007

Eficiência Energética do Biodiesel

Em uma nota distribuída por sua assessoria de imprensa, a empresa Brasil Ecodiesel diz produzir o biocombustível mais "verde" do mundo. Segundo a empresa a cada unidade de energia gerada para a produção do oléo obtem-se 10,5 unidades. Para o etanol de cana este valor é de 8 vezes enquanto que para o etanol de milho é menor que dois, conforme estudo realizado pelo CTC. Abaixo segue a nota integral:

BRASIL ECODIESEL PODE PRODUZIR O BIOCOMBUSTÍVEL MAIS “VERDE” DO MUNDO

A Brasil Ecodiesel anunciou, nesta segunda-feira, 30/4, que o biodiesel com base em óleo de mamona a ser fabricado na sua unidade de Iraquara, na Bahia, apresenta um balanço energético superior ao de qualquer outro biocombustível produzido hoje no mundo. Esta conclusão faz parte de um estudo realizado pela EcoSecurities, empresa especializada no comércio de crédito de carbono, com sede em Londres, que constatou que para cada unidade de combustível fóssil consumida no processo de produção, será possível gerar 10,5 unidades de combustível renovável.

O comunicado foi feito em Nova York durante o Fórum de Desenvolvimento Sustentável 2007, evento promovido pela Associação das Nações Unidas-Brasil e que contou com a participação dos ex-presidentes dos Estados Unidos Bill Clinton e George Bush.

“O estudo mostra que o biodiesel brasileiro possui o maior potencial de substituição das fontes fósseis de energia do mundo. A Brasil Ecodiesel tem orgulho não só por assumir uma postura pioneira uma vez mais na história do biodiesel, mas, principalmente, por contribuir de forma efetiva e responsável para a preservação do meio ambiente”, afirmou Nelson Côrtes da Silveira, presidente da Brasil Ecodiesel.

Criada em 2003, a Brasil Ecodiesel estruturou-se para ser não apenas economicamente eficiente, mas teve também a preocupação de estabelecer uma cadeia de produção sustentável, com modernas práticas ambientais em todo o processo produtivo. Desde o cultivo de suas oleaginosas no campo, onde grande parte da colheita é feita manualmente, até a utilização de veículos movidos 100% a biodiesel. Além disso, todos os co-produtos são reinseridos no processo industrial como geradores de energia e calor dentro das unidades de transesterificação.

A sustentabilidade de diferentes biocombustíveis só pode ser avaliada a partir da comparação de seus balanços energéticos, ou seja, a relação entre a energia renovável gerada e os materiais fósseis utilizados no processo de produção. Até o momento, o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar brasileira era o biocombustível que apresentava o balanço energético de maior valor (8,3). Com a mamona, este índice atingiu 10,5.

Segundo a companhia, o balanço energético será ainda mais positivo quando se utilizar o pinhão manso como matéria-prima e caso o metanol usado atualmente no processo seja substituído pelo etanol. Desta forma, o índice poderá atingir a marca de um para 40

Nenhum comentário: