sábado, agosto 21, 2010

As maiores empresas agrícolas da América do Sul

No Blog South America Calling de Kieran Gartlan hospedado no DTN Progressive Farmer encontrei uma notícia interessante que resolvi traduzir para o português. Ela trata sobre as 10 maiores empresas agrícolas da América do Sul e uma breve introdução sobre a área cultivada e seus negócios:

Quem é quem nos gigantes corporativos agrícolas da América do Sul

Com o aumento das empresas agrícolas na Argentina e no Brasil nos últimos 2-3 anos, pensei que seria útil para compilar uma lista dos maiores grupos com uma breve descrição de cada um.

1) El Tejar

A maior empresa agrícola do mundo, com cerca de 2,75 milhões de hectares de soja, milho e algodão, principalmente na Argentina, Brasil e Uruguai. A empresa possui apenas 20 por cento de suas terras agrícolas, alugando o resto, e terceiriza todas as máquinas e mão de obra agrícola. Apoiada pelo fundo de hedge sediado em Londres, Altima Partners, com uma participação de 40 por cento, e a empresa de private equity, Capital Group, com 13 por cento.

2) Los Grobo

Usa um modelo semelhante ao El Tejar, mas numa escala um pouco menor. Fazendas em torno de 750 mil acres principalmente no Brasil e Argentina. No Brasil, formou uma parceria com o banco local Pactual para financiar sua expansão. Los Grobo adquiriu participação controladora da empresa brasileira de grãos Ceagro no início deste ano e também comprou as sementes da empresa Selecta, no final de 2008.

3) Cresud

Cresud é a única empresa agrícola listada na Bolsa de Buenos Aires e também é listada na Nasdaq. Cresud controla cerca de 1,6 milhões de acres de terra, a maioria de posse própria. No entanto, apenas 150 mil hectares estão com lavouras, 575 mil hectares são pastagens e o restante não é utilizado. O objetivo da empresa é adquirir e desenvolver a terra para venda futura. Cresud tem uma participação de 35 por cento na BrasilAgro, empresa de investimento agrícola listada no mercado acionário brasileiro.

4) MSU

Empresa agrícola familiar argentina que também possui operações no Uruguai, Paraguai e Brasil. Cultivou 250.000 acres em 2007, mas tem perto do dobro agora seguindo uma rápida expansão, especialmente no Brasil. Tem um modelo similar à El Tejar e Los Grobo no qual a maioria de suas terras é arrendada.

5) Adecoagro

Adecoagro, que tem o investidor bilionário George Soros, entre os seus principais acionistas, foi criada em 2002 na Argentina e começou a operar no Brasil em 2004. A empresa detém a maioria das terras que cultiva, totalizando cerca de 670 mil acres na Argentina, Brasil e Uruguai. Ela produz grãos, arroz, oleaginosas, laticínios, açúcar, etanol, café, algodão e carne bovina.

6) Calyx Agro

Calyx Agro, formada em 2008, está focada no desenvolvimento, aquisição, arrendamento e exploração de terras agrícolas localizadas na América do Sul com ênfase no Brasil. Calyx Agro foi formado por LD Commodities, e um grupo de investidores liderado pela AIGInvestimentos, bem como uma série de outro fundos de de investimentos de private equity e familiares. A empresa adquiriu mais de 100 mil acres no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

7) Agrifirma

Agrifirma é uma moderna empresa de operação e desenvolvimento de terras agrícolas co-fundada por Ian Watson e Jim Slater, em 2008, na sequência de seu sucesso na Galahad Gold. Nos investidores estão incluídos Lord Rothchild e o guru de commodities Jim Rogers. A empresa adquiriu cerca de 175.000 acres, todos no oeste da Bahia.

8) SLC

Fundada em 1977 no sul do Brasil. A primeira empresa agrícola no Brasil listada na bolsa local (2007). Possui e cultiva fazendas ao redor 575.000 acres, todos no Brasil. Cultiva principalmente soja, algodão e milho.

9) Tiba Agro

Criado por Vision Brasil Investments e dois ex-executivos do Bank of America. O principal objetivo da empresa é adquirir terras e revender com lucro. Ele já adquiriu cerca de 800.000 acres, em sua maior parte no Cerrado (região de fronteira).


10) Radar

O braço imobiliário da gigante da cana-de-açúcar Cosan, juntamente com os fundos de pensão americanos (TIAA-CREF). Radar adquiriu cerca de 200.000 acres, em regiões de fronteira do Brasil durante os últimos três anos.

9 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia

DEPOIS DE ENTREGAREM TUDO APARA OS AMERICANOS E OUTORS ESTRANGEIROS, NAO QUEREM DEIXAR OS CINESES ENTRAR NO BRAZIL,E MEDO OU E GANANCIA, DO IMPERIALISMO, COADJUVADOS POR MEDIUCRES FAZEDORES DE LEI EM BENEFICIO PROPRIO, MANILIPULADOS E FINANCIADOS POR ESTRANGEIROS QUE JA COMPRARAM O QUE QUERIAM, E HOJE QUEREM IMPEDIR O DESENVOLVIMENTO DO BRAZIL, ISSO E UMA VERGONHA MUITO GRANDE, E FALTA DE RESPEITO COM O MUNDO, NAO ADIANTA VENDER MORAL E RESPEITO,LA FORA E AQUI,DESRESPEITAR OS DIREITOS E OS PRINCIPIOS, DE QUEM QUER INVESTIR E PRODUZIR PARA MATAR A FOME DO MUNDO, QUEM ESTA NO PODER NAO SENTE FOME, MAS O MUNDO SIM, E PODE FICAR PIOR, UM DIA ESTE MANIPULADORES, E CRIADORES RESUCITADORES DE LEI NA CALADA DA NOITE VAAO LEMBRAR DA FOME DO MUNDO AI SERA TARDE DE MASIS

Anônimo disse...

Сомнительная новость, как скоро ожидается публикации новенького материала и вообщем стоит ожидать ?

TERRAS DO VALE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
TERRAS DO VALE disse...

Beleza as inofrmações ...

esperamos contato de investidores com interesses em agronegócios no Vale do São Francisco ...

Assessoramos em tudo o que necessitarem na região que é o maior polo produtor e exportador de frutas do Brasil ..

Venham investir em frutas diversas, agroindustrias e muitas outras cadeias produtivas altamente rentáveis .

Visitem nosso site em atualização :

www.terrasdovale.com.br

Att.

Diretoria
Emmanuel

Anônimo disse...

Eu gostei desse ranking das empresas.
Por favor, se você puder postar o ranking das empresas agrícolas do Brasil nessa semana eu agradeceria.
Por favor.

Obrigado.

Adecio S. Araujo

Anônimo disse...

olá Marcelo,
lhe teclo de Angola, gostei da sua publicaçao, mesmo antiga e tenho muito interesse em saber se consegues proporcionar parcerias/investimentos cá.
tenho um projecto ambicioso e gostaria ter seu contacto caso possivel.
Artur Kalupe Paulo
kingpaulo2@hotmail.com

Anônimo disse...

Obrigado me ajudou muito !!!!!!

IGOR ANDRADE disse...

Olá sou da empresa embrepoli e a nossa empresa e especializada na venda de turbos, Kit turbinas para maquinas agrícolas de uma olhada e entre em contato com a gente https://www.facebook.com/Embrepoli/

confira nossa site http://www.embrepoli.com.br/empresa.

Unknown disse...

Muito bom! Seria muito interessante se fizesse uma lista só de empresas brasileiras!!!
Caso tenha essa lista, gostaria de vê-la. contato igoraboud@gmail.com