terça-feira, agosto 25, 2009

Etanol chega aos postos

Um posto em Ribeirão Preto foi o primeiro a utilizar a designação Etanol para o álcool combustível. A notícia abaixo da UNICA registra o fato:

Para UNICA, primeiro posto brasileiro a utilizar a expressão “etanol” é exemplo a ser seguido

Executivos da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) estiveram presentes na terça-feira (24/08/09), em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, no posto “Free Stop” para a substituição da expressão “álcool comum” por etanol nas bombas. O estabelecimento é o primeiro do Brasil a aderir à nova nomenclatura que vem sendo defendida pela UNICA desde 2007, e autorizada pela Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) desde abril deste ano.

Para Marcos Jank, presidente da UNICA, que acompanhou o evento, a mudança faz total sentido por causa do mercado interno e das expectativas de ampliação de exportações do etanol brasileiro no futuro, além de servir de exemplo aos demais postos de abastecimento. “Isto não só corrige um erro histórico, pois existem vários tipos de álcool e não é inteiramente correto chamar de álcool o combustível que colocamos em nossos carros, como adota o nome tecnicamente correto para o biocombustível, que é etanol,” destacou.

Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da entidade, também presente à inauguração, lembrou que o resto do mundo já utiliza a palavra etanol: “Isso vai facilitar as coisas para nossas empresas em termos de exportação, deixando claro que o produto brasileiro é exatamente aquele que vem sendo cada vez mais utilizado em várias partes do mundo.”

Nomenclatura consolidada

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, e o diretor da Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Allan Kardec Duailibe, que estava em Ribeirão Preto para inauguração de um escritório da ANP na cidade e exposição sobre adulteração de combustíveis, também participaram do evento. “É um passo histórico para o desenvolvimento e a consolidação do etanol inclusive em termos globais, além de ser um marco para a cidade ter o primeiro posto com ‘etanol’ estampado nas bombas aqui, na capital brasileira deste biocombustível”, declarou Vera.

O posto pioneiro de bandeira Esso fica na Avenida Presidente Vargas, uma das principais de Ribeirão Preto. “Gostaríamos muito que a população e os companheiros do mercado participassem para fazer com que o etanol se torne uma commodity”, acrescentou Duailibe sobre a alteração da nomenclatura. Também acompanharam o evento o presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis), Paulo Miranda Soares, o vice-presidente executivo do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), Alísio Vaz e o empresário e conselheiro da UNICA, Maurílio Biaggi.


Nenhum comentário: