segunda-feira, agosto 04, 2008

Indústria brasileira de frutas, algumas considerações

Ao ler o capítulo “A indústria brasileira das frutas: Ampliação e conquistas de mercados” do livro Agronegócio no Brasil editado em 2005 pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil encontrei algumas informações sobre o setor que mostram o grande potencial ainda não aproveitado pelo setor.

O país ocupava na época um papel de destaque no contexto internacional no que diz respeito à produção:
  • Primeiro lugar na produção de laranja e mamão;

  • Segundo lugar na produção de banana;

  • Terceiro lugar na produção de abacaxi;

  • Posição de destaque em limão taiti, maça, tangerina e uvas.

A produção total de frutas é 38 milhões de toneladas em uma pequena área de 2,3 milhões de hectares, ocupando a terceira posição mundial atrás da China (140 milhões de toneladas) e Índia (58 milhões de toneladas).

A distribuição regional da produção encontra-se no gráfico abaixo e mostra uma grande concentração no Sudeste e Nordeste. Acredito também que o Nordeste tem um grande potencial quando consideramos mercados externos.Apesar da grande produção, as exportações deste setor ainda são pífias quando comparadas ao seu potencial e a outros setores do agronegócio. Movimentava em 2004 cerca de US$ 5,8 bilhões e tinha exportações de cerca de 400 milhões de dólares, conforme podemos verificar no gráfico abaixo. Quando tomamos o valor do comércio internacional de frutas como sendo igual a 23 bilhões de dólares, nossa participação parece menor ainda, participação menor de 2% do comércio mundial.

Os dados são do IBRAF (Instituto Brasileiro de Frutas – www.ibraf.org.br).

Nenhum comentário: