quinta-feira, agosto 07, 2008

Brasil tem muito para oferecer para melhorar agricultura do Haiti

Em notícia publicada no dia 30 de julho na Agência Estado, podemos ver a participação brasileira no processo de ajuda à agricultura haitiana. O Brasil realmente tem muito para ajudar este país:

Brasil ajudará o Haiti em projeto de agricultura

O Brasil vai ajudar o Haiti na elaboração e implementação de um programa de agricultura e segurança alimentar

O governo brasileiro enviou uma missão ao Haiti para ajudar na elaboração e implementação de um programa de cooperação técnica nas áreas de agricultura e segurança alimentar. A missão - que termina na sexta-feira, 1° de agosto - é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) foi representado pelo diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, José César de Medeiros.

“No primeiro momento, quando a missão chegou ao Haiti, o governo local esperava que o Brasil apresentasse as coisas prontas, mas aos poucos mostramos para eles que queremos uma construção conjunta”, disse Medeiros.

De acordo com ele, um dos modelos apresentados para o governo haitiano que relacionaria a agricultura e segurança alimentar é o que temos no Brasil, o Programa de Aquisição de Alimentos.

No Haiti, há um grupo que faz parte da missão analisando vários aspectos do país, inclusive as condições do solo e melhores áreas para desenvolvimento da agricultura. A missão vai ficar no país até o 1° de agosto, e o grupo retornará em seguida para o Brasil com os relatórios.

Segundo o secretário, as primeiras reuniões serviram para definir o local onde começará o projeto voltado à produção de alimentos e segurança alimentar. A princípio ficou definido que área a ser usada como base pelo Brasil será na península sul Haiti. Nesse local, a idéia é que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) trabalhe com quatro produtos básicos da alimentação do povo haitiana: arroz, feijão, mandioca e milho.

“Nessa área, na península sul, também há uma proposta de implementação do centro de tecnologia social voltado à segurança alimentar, que já tem o financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia. Outros ministérios também aportarão recursos para a implementação desse centro, que será a base do Brasil nessa área de experimentação”, explicou Medeiros.

A missão é fruto da viagem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ao Haiti em maio deste ano. Na ocasião, ele firmou acordo com o presidente René Préval para a cooperação técnica no período de 2008 a 2010. Em agosto, o presidente Préval virá ao Brasil para dar continuidade ao programa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Yuts, daw palagpat imo blog.

Anônimo disse...

I agree with you about these. Well someday Ill create a blog to compete you! lolz.