terça-feira, novembro 20, 2007

Energia renovável para usina de açúcar no Havaí é Energia Solar!

Por incrível que pareça, achei na internet uma notícia em um jornal havaiano que comenta o interesse de uma usina de açúcar em energias renováveis.

Para minha total surpresa, a declaração de seu principal executivo foi a seguinte: " Nós estamos nos tornando literalmente uma empresa de energia. Isto nos fornece mais oportunidades."

O conceito de energia renovável para ele é uma planta de 20 milhões de galões de biodiesel e uma usina de energia solar de 5 MW.

Isto porque a empresa Gay & Robinson Inc é uma das duas únicas usinas de açúcar do estado. Será que o lobby do etanol de milho é tão forte assim que impede uma usina de açúcar pensar em produzir etanol de cana?

Outro aspecto interessante é a adição de aproximadamente 2.000 ha para a plantação de pinhão manso (jathropa) devido ao fato desta cultura necessitar menos água do que o açúcar e pode ser cultivada utilizando-se das mesmas máquinas para colher macadâmia.A

A notícia completa do jornal Star Bulletin em inglês encontra-se aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Marcelo!!
Entrei e vi o blog, interessante esta matéria...mas achei estranho é utilizarem colheitadeira de macadâmias para pinhão manso??? As macadâmias são coletadas do chão pois caem quando estão maduras e pelo que sei os frutos do pinhão manso, não caem tão facilmente...a coleta é manual direta na planta...mas de qualquer forma...interessante!!!

Abraço Giu

Anônimo disse...

Justo o que eu procurava sobre energia renovavel