sábado, novembro 10, 2007

Cana e Amendoim - bela rotação

A rotação de cultura cana-amendoim volta a ser bom negócio, conforme reportagem abaixo do site BrasilAgro:

COPERCANA: AMENDOIM É A NOVA APOSTA DE LUCRO DO AGRONEGÓCIO

A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Copercana), as Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU) e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Uberaba (Sagri), firmaram parceria para pesquisar cinco variedades de amendoim, entre elas, o amendoim auto-oléico ou amendoim light. A pesquisa vai identificar quais as espécies são mais resistentes às doenças.

Não é por acaso que as instituições apostam no amendoim para a região de Uberaba. “É um produto que pode ser utilizado na rotação de plantio com a cana-de-açúcar, prática comum dos produtores de Sertãozinho, SP, cooperados da Copercana. E ainda, segundo os produtores paulistas, o amendoim possui uma demanda grande para exportação”, esclarece a diretora acadêmica da Fazu, Dionir Dias Andrade.

A Copercana vai realizar controles nas etapas de produção das variedades de amendoim que serão pesquisadas na Fazenda Escola do Campus Fazu. Desde o início da plantação da cultura, será feito um acompanhamento técnico na aplicação das práticas agrícolas. Isso envolve a avaliação do solo e o seu preparo, análise de fertilidade, escolha de variedade/semente, plantio, controle de pragas e doenças durante todo ciclo da cultura.

Em 2005, a Copercana exportou 10 mil toneladas de amendoim, um volume 10 vezes maior em relação a 2004, primeiro ano que a cooperativa vendeu o grão para fora do País. De lá para cá, é notável o aumento no volume de exportação. Os mercados, externo e interno, passaram a ser mais exigentes com relação à qualidade do produto. Por isso, as instituições querem investir na diversificação de variedades do produto.

As perspectivas para a safra 2007/08 de amendoim, principalmente no Estado de São Paulo, são animadoras e se baseiam na alta dos preços para a saca de amendoim em casca, na queda dos preços da cana-de-açúcar, o que poderá impulsionar a renovação dos canaviais e, por conseqüência, favorecer o aumento da área plantada com amendoim. Tudo isso também está aliado às expectativas de queda na produção nos principais países exportadores, à disponibilidade de recursos financeiros e a capacidade técnica dos produtores.

Os principais destinos das exportações de amendoim descascado são os países da União Européia, em especial Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido e Holanda. Outros países também se destacam como Canadá, México, Peru e Rússia.

Nenhum comentário: