domingo, janeiro 21, 2007

Wall Street apostando em Commodities Agrícolas

Um artigo publicado no dia 19 de janeiro no NY Times comenta o grande interesse de fundos de investimento em commodities agrícolas nos últimos tempos. Apesar de já estarem investindo em commodities energéticas está ocorrendo um avanço em direção ao trigo, milho e gado.

Estudos mostram que fundos de investimento de Wall Street controlam de 1/5 a metade do contratos futuros de commodities agrícolas nas Bolsas de Chicago, Kansas City and New York. Por exemplo, em Chicago os fundos controlam 47% dos contratos futuros de porcos, 40% de trigo e 36% de boi e 21% de milho.

Este crescimento está relacionado aos fundos indexados às commodities de grandes fundos de investimento. Por exemplo, um fundo do Goldman Sachs, líder de mercado tem cerca de US$ 60 bilhões em 2005, sendo que 20% deste total é de commodities agrícolas.

A explicação para isso é que os investidores querem aumentar a volatilidade, porque os mercados agrícolas tendem a ser bem menos líquidos do que outros mercados. Esta volatilidade tenderá a aumentar os preços das commodities agrícolas e consequentemente dos alimentos. Outra explicação é que os investidores querem outras alternativas às ações e diversificar seus portfólios.

O artigo inteiro pode ser acessado em inglês, porém é necessário registrar-se gratuitamente primeiro em:

Nenhum comentário: