terça-feira, janeiro 23, 2007

Quintas orgânicos da Embrapa

Interessante esta notícia publicada no site da Embrapa mostrando um tipo de agricultura urbana que pode ajudar ao combate da fome e pobreza. O site da Embrapa é www.embrapa.br

Quintais orgânicos melhoram a mesa e a renda de comunidades

Até o final deste ano a Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, concluirá a implantação de 500 quintais ecológicos em três estados do Sul do Brasil e dois departamentos (municípios) do Uruguai. Pioneiro no país por privilegiar os princípios da produção orgânica, o trabalho contribui para a segurança alimentar em áreas rurais e urbanas, em especial para melhoria de vida de assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas e populações indígenas.

Desde o começo do projeto, em 2004, um total de 300 pomares foram instalados em 45 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além dos departamentos uruguaios de Artigas e Rivera. Cada quintal tem cinco plantas de 12 espécies frutíferas. "São quintais com pêssego, figo, laranja, amora-preta, mirtilo (foto), araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina e limão. A escolha segue as características nutricionais e medicinais de cada espécie e a adptação das mesmas ao clima e solo da região", explica o agrônomo Fernando Costa Gomes, um dos líderes do projeto.

Em áreas que têm uma média de 1,2 mil metros quadrados, os produtores e comunidades beneficiadas instalam 60 plantas, que darão frutos ao longo dos 12 meses do ano. A idéia é dar aos pequenos produtores, quilombolas, escolas e comunidades indígenas (10 delas no Norte gaúcho), a opção de ter frutas não apenas para diversificação e enriquecimento do cardápio, mas também como alternativa de renda. "Por isso, além capacitar técnicos da extensão em cada região onde há a instalação de pomares, são repassados ensinamentos sobre o aproveitamento das frutas – como a produção de doces e geléias", comenta Fernando.

Em Rivera e Artigas os pomares foram instalados em escolas e contam com a parceira da Fundação Logrus (oragnismo uruguaio ligado a Organização dos Estados Americanos, OEA) e Emater/RS.

Investimento

Os bons frutos desse investimento, que superou os R$ 600 mil nos dois primeiros anos do projeto, foram colhidos com safras que começaram em 2006, nos pomares gaúchos. De acordo com Fernando Costa Gomes e Enilton Coutinho o trabalho conta com a parceria da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE, ligada à Eletrobrásl) e a Fundação de Apoio à Pesquisa Edmundo Gastal (Fapeg). A CGTEE custeia a produção das mudas, aquisição e distribuição de insumos e manutenção da equipe técnica, enquanto a Fapeg se responsabiliza pela gestão dos recursos. Oitenta por cento das mudas são produzidas na Estação Experimental Cascata (da Embrapa Clima Temperado) e no município de Candiota, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, em área da CGTEE.


Deva Rodrigues – Jornalista MTB/RS 5297

Nenhum comentário: