domingo, janeiro 28, 2007

Agronegócio do Cavalo

O estudo de cadeias de produção é algo que me interessa, pois assim podemos ter uma noção completa de todo o agronegócio envolvido.
O Centro de Estudos Avançados em Economia Agrícola (CEPEA) da ESALQ publicou recentemente um estudo completo sobre a cadeia do agronegócio do Cavalo. O estudo encontra-se disponível para download em http://cepea.esalq.usp.br/pdf/cavalo_resumo.pdf (resumo) e http://cepea.esalq.usp.br/pdf/cavalo_completo.pdf (trabalho completo).

Alguns pontos interessantes são o volume de dinheiro envolvido, cerca de R$ 7,3 bilhões de reais e a quantidade de pessoas trabalhando no setor, 640 mil.

Outro aspecto interessante é que a cadeia do cavalo não se apresenta como uma cadeia produtiva linear como a maioria das cadeias do agronegócio. Ela é uma série de cadeias entrelaçadas formando um complexo agropecuário, conforme podemos observar nas figuras abaixo:


Por último gostaria de salientar um aspecto, que em nossa sociedade, pode até ser considerado como um lado "bizarro" da indústria, a produção de carne de cavalo. Ela possui um baixo teor de gordura e são muito utilizados na produção de embutidos. As figuras abaixo mostram os maiores exportadores e importadores. No Brasil existem 7 frigorífigos que destinam toda sua produção para o mercado externo, com vendas anuais na faixa de 35 milhões de dólares.

Nenhum comentário: