quarta-feira, julho 21, 2010

Usina de açúcar e álcool virtual

A UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) elaborou um projeto muito interessante, que ilustra de forma didática virtualmente o funcionamento de uma usina de açúcar e álcool, conforme descrito em nota disponível em seu site e reproduzida abaixo. O acesso ao site da Usina Virtual pode também ser obtido clicando-se aqui:

Usina Virtual: Conheça o processo produtivo da cana-de-açúcar

Frequentemente a UNICA recebe pedidos de visita às usinas de processamento de cana-de-açúcar associadas à entidade. São delegações de lideranças políticas, técnicos, pesquisadores, investidores, acadêmicos, jornalistas e estudantes de todos os continentes, que querem conhecer em detalhes o funcionamento de uma usina.

É notável o impacto que a visita exerce sobre todos os que podem participar. Como nem sempre a visita física é possível, a UNICA desenvolveu a Usina Virtual, projeto multimídia que permite expandir para um público muito mais amplo a experiência marcante que é ver de perto o funcionamento de uma usina.

A Usina Virtual mostra em detalhes todas as fases da produção de açúcar, etanol e bioeletricidade: do desenvolvimento de novas variedades ao plantio e a colheita da cana, passando pela moagem, fermentação, destilação, cogeração, reuso e reciclagem de resíduos e insumos, embarque dos produtos finais e o dia-a-dia dos trabalhadores do setor.

A Usina Virtual foi idealizada pela UNICA, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e produzida pelo Grupo TV1 de São Paulo

Nenhum comentário: