quarta-feira, julho 21, 2010

Café de fezes da Indonésia pode acabar

Em notícia do G1 publicado no Portal do Agronegócio tomei conhecimento do fato de que o governo da Indonésia, por motivos religiosos, está querendo banir a bebida provavelmente mais nojenta do mundo: o café obtido das fezes de um animal chamado Luwak. Nunca provei o Kopi Luwak, mas não imagino-o como uma coisa saborosa. Por curiosidade procurei pelo produto na net e descobri um site http://www.civetcoffee.net/ que vende 1 libra (454 gramas) de café arábica pela bagatela de US$ 159,95 com frete grátis... Após a notícia seguem fotos do animal e do café:

Grupo islâmico quer banir café de fezes na Indonésia
São produzidos apenas 450 quilos do Kopi Luwak por ano. Órgão defende sua proibição por considerar o produto impróprio

O principal órgão islâmico da Indonésia quer banir o café feito a partir dos grãos recolhidos das fezes de um animal do país, o luwak, que é considerado o café mais caro do mundo. O grupo defende sua proibição por considerar o produto impróprio para o consumo, por conta das regras de dieta islâmica.

São produzidos apenas 450 quilos do Kopi Luwak por ano. Por isso, o quilo custa mais de US$ 440. Além de raro, o café fabricado à base de grãos recolhidos das fezes do Luwak apresenta um sabor diferenciado, já que os grãos passam por um processo natural de fermentação no aparelho digestivo do animal.

Não existem registros precisos sobre a história do Kopi Luwak, mas acredita-se que a origem data de cerca de 200 anos atrás, quando os colonizadores holandeses iniciaram plantações de café nas ilhas de Java, Sumatra e Sulawesi, onde hoje é a Indonésia.






Um comentário:

Tiago Ferreira disse...

Em Domingos Martins, Espirito Santo, se produz um café da mesma forma só que junto com as fezes do Quati, que se parece muito com esse animal, eu adoraria provar, pois adoro quati e café rsrsr