quarta-feira, março 11, 2009

ONU recomenda Manejo Florestal para gerar 10 milhões de empregos

Na edição de ontem da Commodity News For Tomorrow encontrei uma notícia sobre o posicionamento da FAO da ONU que indica que o correto manejo florestal pode além de ajudar o meio-ambiente, gerar milhões de empregos, ajudando a diminuir a atual crise econômica mundial.

Abaixo segue a versão traduzida por mim da reportagem:

Milhões de Empregos "Verdes" no Manejo Florestal

Os investimentos em manejo florestal sustentável poderiam gerar 10 milhões de novos "empregos verdes" para ajudar a substituir aqueles perdidos devido à crise financeira mundial, disse na terça-feira a agência de alimentos e agricultura da ONU - FAO

"Enquanto mais empregos são perdidos devido à situação de desacelaração econômica atual, o manejo florestal sustentável pode tornar-se uma maneira de criar milhões de empregos verdes, ajudando desta forma a reduzir a pobreza e melhorar o meio-ambiente," disse o diretor adjunto de florestas da FAO Jan Heino.

"Como florestas e árvores são vitais para a retenção de carbono, tais investimentos podem também fazer uma grande contribuição aos esforços de adaptação e mitigação das mudanças climáticas", disse Heino.

Novos empregos podem incluir manejo floretal e agroflorestal, melhoria da gestão de incêndios, desenvolvimento e gerenciamento de parques de recreação, expansão de espaços verdes urbanos, recuperação de florestas degradas e plantio de novas, disse a agência com sede em Roma.

Os EUA e a Coréia do Sul estão entre os países que tem incluído florestas em seus planos de estímulo econômicos, observou. A melhoria na gestão florestal pode tambem reduzir as emissões de carbono e ter um maior impacto positivo nas mjudanças climáticas que qualquer outra iniciativa atualmente sendo planejada ou considerada pelas lideranças mundiais, disse o pronunciamento.

Nenhum comentário: