segunda-feira, março 30, 2009

Brasil - exemplo no recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Postei ontem uma notícia ruim relacionada ao setor de agroquímicos, porém acabei de achar, também no site do Canal Rural, uma notícia que mostra que o trabalho de recolhimento de embalagens de agrotóxicos é de 95%. Um ótimo trabalho evitando contaminação:

Brasil recolhe 95% das embalagens de agrotóxicos e vira exemplo

Diferencial é sistema de fiscalização aplicado no país

O Brasil já recolheu mais de 100 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos usados pelos agricultores desde que entrou em operação o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), em março de 2002. A taxa de retorno chegou, em 2008, a 95%, bem superior à de outros países que têm programas semelhantes.

Segundo o coordenador de agrotóxicos do Ministério da Agricultura, Luís Carlos Rangel, o Canadá, o Japão e os Estados Unidos têm taxa de retorno entre 20% e 30% das embalagens. O diferencial brasileiro, segundo ele, é o sistema de fiscalização aplicado aqui, no qual o revendedor e o comprador são identificados e a devolução das embalagens monitorada, inclusive com punições previstas.

– Esse é o sistema que o Brasil identificou como sendo o mais inteligente e que estamos conseguindo ensinar para o resto do mundo para que eles também possam agregar esse conhecimento para o sistema de recolhimento de embalagens deles – afirmou Rangel.

AGÊNCIA SAFRAS

Nenhum comentário: