terça-feira, março 18, 2008

Biodiesel - governo muda o cronograma

A cadeia do biodiesel no Brasil ainda encontra-se um pouco complicada. Tentanto arrumá-la o governo aumentou a porcentagem de adição para 3% e pretende antecipar a mistura de 5%. Na sequência encontram-se duas notícias sobre o tema. Uma foi publicada em 15 de março pelo Estado de São Paulo e a outra pelo site G1 no dia 14:

DIESEL TERÁ MISTURA DE 3% DE BIODIESEL A PARTIR DE JULHO, ANUNCIA LOBÃO

A partir de 1º de julho o Brasil usará mais biodiesel nos veículos movidos a óleo diesel. O governo decidiu ontem que no meio do ano vai aumentar dos atuais 2% para 3% o porcentual obrigatório de mistura do biodiesel. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que a produção atual de biodiesel é suficiente para garantir o abastecimento.

Ele admitiu a possibilidade de elevar a mistura para 5% já em 2010, e não apenas em 2013, como estava previsto. Com o aumento para 3%, a utilização de biodiesel no País passará de 840 milhões de litros para 1,260 bilhão de litros por ano. Segundo Lobão, a capacidade instalada de produção de biodiesel é de 2,5 bilhões de litros/ano. “Todas as providências estão tomadas para que não haja problema de abastecimento.”

Com mais biodiesel, disse o ministro, o País pode reduzir a importação de petróleo, que está com a cotação cada vez mais alta no mercado internacional. A previsão é de que, com 3% de mistura, haja uma economia neste ano de US$ 700 milhões na balança comercial.

O ministro afirmou que a medida favorece o desenvolvimento da indústria nacional de bens e serviços e reduz o consumo do óleo, diminuindo as emissões de gases poluentes. “Na medida em que antecipamos a mistura, contribuímos para a saúde do meio ambiente, com geração de mais emprego, sobretudo o emprego familiar.” Cem mil famílias de agricultores estão envolvidas no projeto do biodiesel.

O ministério destaca a intenção do Brasil de continuar “sendo líder” na produção e no uso em larga escala de fontes de energia renováveis. A obrigação de misturar biodiesel ao combustível vigora desde 1º de janeiro. Cerca de 70% do biodiesel usado hoje vem da soja e o restante, de fontes como mamona, sebo bovino e girassol.

Segundo o ministério, a elevação do porcentual não exigirá alteração nos motores. Lobão disse que o governo pediu à Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) que comece a estudar com rapidez a utilização da mistura de 4%. A decisão de aumentar a mistura foi tomada pelo ministro, enquanto presidente do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), e deverá ser referendada pelos integrantes da entidade (O Estado de S.Paulo, 15/03/08)


MINISTRO: ADIÇÃO DE 5% DE BIODIESEL PODE SER ANTECIPADA

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, admitiu hoje a possibilidade de ser antecipada de 2013 para 2010 a obrigatoriedade de mistura de 5% de biodiesel ao diesel de petróleo. O ministério informou hoje que a mistura de 3% entrará em vigor a partir de 1º de julho próximo. Hoje, o biodiesel é misturado na proporção de 2%. Com o aumento para 3%, a utilização de biodiesel, no País, subirá de 840 milhões de litros anuais para 1,260 bilhão de litros por ano.

Lobão afirmou que não haverá problema de abastecimento, já que, no Brasil, a capacidade instalada de produção de biodiesel é de 2,5 bilhões de litros por ano. "Todas as providências estão tomadas para que não haja problema de abastecimento", afirmou.

Lobão disse que o governo pediu à Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) que comece a estudar com rapidez a utilização da mistura de 4%. Se confirmada a antecipação da mistura de 5% para 2010, é provável que a mistura de 4% - por enquanto sem previsão - seja iniciada em 2009.

"Na medida em que antecipamos a mistura (de 3%), contribuímos para a saúde do meio ambiente, com geração de mais emprego no Brasil, sobretudo o emprego familiar", disse o ministro. Lobão lembrou que, com o aumento da mistura de biodiesel, o País pode reduzir a importação de petróleo. Ele informou ainda que, em abril, será feito um leilão de biodiesel (G1, 14/03/08)


Nenhum comentário: